top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

“A cura do câncer começa nas pesquisas” será o tema do Instituto Projeto Cura no Todos Juntos Contra

O painel acontecerá no dia 28 de setembro, das 14h40 às 16h10, na 10ª edição do Todos Juntos Contra o Câncer, que acontece no WTC Events Center em São Paulo


Crédito da foto: Assessoria de imprensa


“Todos os anos mais de oito milhões de pessoas perdem a vida para o câncer e a cura deles está nas pesquisas”. A afirmação da Presidente do Instituto Projeto Cura, Fernanda Schwyter, é base para o tema que ela será moderadora no painel de 28 de setembro, das 14h40 às 16h10, na 10ª edição do Todos Juntos Contra o Câncer, que acontece no WTC Events Center em São Paulo, de 26 a 28 de setembro.


Com as presenças de Dra. Heloisa Resende, Médica Oncologista e Membro do Comitê Científico do Cura; Claudiosvam Martins Alves de Sousa, Coordenador de Pesquisa Clínica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA; Ricardo Caponero, Oncologista clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Mestre em oncologia molecular, Coordenador do Comitê de Cuidados Paliativos da SBOC, Presidente do Conselho Técnico Científico da FEMAMA e Coinvestigador de estudos clínicos e Ana Cristina Angrisano, paciente de pesquisa clínica oncológica; os debates terão o Cura como organizador, com o objetivo não só de mostrar a importância das pesquisas e estudos clínicos, mas também o quanto a sociedade anseia por eles e talvez nem saiba.


Com a missão de conscientizar a sociedade civil sobre os benefícios das pesquisas clínicas e captar recursos para o financiamento dos estudos acadêmicos para o enfrentamento do câncer no Brasil, o Instituto Projeto Cura irá proporcionar no TJCC uma explanação enriquecedora e prática sobre a importância dos estudos clínicos para a cura do câncer, tendo como exemplo real a pesquisa NEOSAMBA.


As atualizações e novidades do Instituto Projeto Cura podem ser conferidas no site oficial do Projeto Cura e em suas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn


Sobre o TJCC


A décima edição do Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, que acontecerá de 26 a 28 de setembro de 2023, trará debates sobre promoção, prevenção, tratamento, gestão, financiamento e inovação no âmbito da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.


O evento ocorrerá no WTC Events Center, em São Paulo, mas também terá transmissão online e ao vivo para todo o país.


O tema de abertura será “Câncer e Sistemas de Saúde – Cenário atual e como estamos nos preparando para o enfrentamento futuro” e trará uma pesquisa inédita, a partir de entrevistas com especialistas, com dados-destaques em sete eixos: Políticas Públicas; Assistência; Gestão e Financiamento; Formação e Qualificação Profissional em Oncologia; Pesquisa e Desenvolvimento Biotecnológico; Participação Social; e Ecossistema da Saúde.


O objetivo é mostrar o que precisa ser priorizado de forma imediata, especialmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS,) e repensar estratégias de gestão e de políticas públicas focadas na atenção oncológica.


“O cenário da Oncologia é complexo. É importante promover a colaboração de múltiplos atores, saberes e esferas, e incentivar ações que tragam resultado. Estamos na décima edição do Congresso TJCC, evento inovador e de extrema relevância para continuarmos garantindo que as políticas públicas, com foco nas áreas prioritárias da Saúde, sejam cumpridas e ampliadas. Nosso foco são as vidas que podem e devem ser salvas hoje e futuramente”, diz Dra. Catherine Moura, Médica Sanitarista e líder do Movimento TJCC.


O evento também promoverá discussões sobre temas como:


Cannabis Medicinal na Oncologia - Evidências e Desafios

Câncer antes dos 50: como aprimorar as políticas de prevenção?

Poder das palavras: cuidados na comunicação sobre saúde

Agrotóxicos e Câncer: impactos na saúde e soluções em foco

Oncopediatria: atenção aos adolescentes com câncer

Incorporação de tecnologia: como garantir o direito ao acesso?

Alguns dos nomes já confirmados são Fernando Maia, coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde; Paulo Hoff, professor de Oncologia Clínica do Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da USP; Nelson Teich, médico oncologista, ex-Ministro da Saúde e mestre em Economia da Saúde pela Universidade de York; Andre Medici, economista sênior em Saúde do Banco Mundial; Daiana Garbin, jornalista, mãe de paciente oncológica e idealizadora da campanha “De olho os olhinhos”; Paula Dall’Stella, médica oncologista com profundo conhecimento sobre o potencial terapêutico de produtos à base de cannabis; Neviçolino Pereira de Carvalho Filho, presidente da SOBOPE; Ivo Bucaresky, ex-Diretor da ANVISA e atualmente diretor executivo do grupo Orplavi Consultoria Ltda.; João Abreu, mestre em Administração Pública e Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Harvard, co-fundador e diretor-executivo da ImpulsoGov.


O 10º Congresso TJCC é realizado pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, que reúne mais de 300 organizações da sociedade civil, comprometidas ao cuidado do paciente oncológico.


O evento estima reunir mais de 3 mil pessoas ao longo dos três dias de duração, que poderão participar dos cerca de 40 painéis, com mais de 180 palestrantes.


Também haverá uma área de exposição, onde mais de 25 organizações não governamentais irão expor o trabalho desenvolvido em prol da causa, e atividades interativas para os participantes presenciais.


Inscrições e informações sobre o evento estão em www.congresso.tjcc.com.br



Por assessoria de imprensa

bottom of page