top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

Amazofuturismo é a inspiração para a Semana da Amazônia e destaca participação de paraenses

Co-criada pela agência Africa e pelos artistas João Queiroz e Labô Young, a comunicação da Semana da Amazônia, da Natura, se inspira no movimento Amazofuturista para dar vida a um futuro mais positivo e potente para a região

Diante de todos os acontecimentos devastadores na Amazônia, com índices de desmatamento e perda da biodiversidade cada vez mais altos, imaginar um futuro positivo para a floresta pode ser desafiador. Mas muito além de toda a destruição constantemente causada, a Amazônia também é sinônimo de riqueza em biodiversidade, cultura e tradição. Por essa razão Natura quer mostrar a possibilidade de uma perspectiva de futuro mais positiva para a região. Para celebrar o 5 de setembro, Dia da Amazônia, a marca apresenta nova campanha inspirada no conceito do “Amazofuturismo”, convidando todos a imaginarem uma Amazônia viva e próspera no futuro, resultado das escolhas e ações que já podem ser realizadas no presente.


A campanha retrata um novo olhar para a Amazônia, uma realidade em que a cultura, a tradição, as tecnologias criadas pelos povos amazônicos e a biodiversidade se conectam à produção científica de vanguarda. Tudo em total harmonia e respeito à natureza e aos habitantes da região. Além disso, a comunicação dá continuidade ao conceito de Biobeleza, lançado no início deste ano para mostrar como é possível conciliar desenvolvimento econômico e social com preservação ambiental. A beleza do “E” - produtos excepcionais em performance e que também geram impacto positivo para toda a sociedade. “Esta não é apenas a premissa do Amazofuturismo, mas também da Natura e da linha Natura Ekos, criada há mais de 20 anos a partir de um modelo de negócios sustentável em parceria com as comunidades locais. Queremos chamar atenção para os problemas que temos hoje e provocar as pessoas a pensarem sobre como suas escolhas e atitudes atuais podem influenciar positivamente o futuro da floresta”, afirma Andrea Alvares, vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade da Natura.

Para abordar o tema e dar visibilidade às pessoas que hoje já estão construindo a Amazônia do futuro artistas expoentes do movimento Amazofuturista, como o ilustrador João Queiroz e o artista visual e estilista Labô Young, foram convidados pela Natura e a agência Africa, que assina a campanha, para criarem quatro personagens e histórias que traduzissem o cenário imaginado para a Amazônia em 2050. Os chamados “fazedores do futuro” nos ajudam a pensar o futuro a partir da cadeia de valores de Natura Ekos: os gêmeos cientistas e a artista representam a valorização e importância da cultura tradicional e ancestralidade (https://youtu.be/AEflwFE_nV4); a guardiã do futuro traz consigo a valorização dos povos guardiões da floresta (https://youtu.be/6-26gv72wgo) e a influencer traduz a escolha por um consumo mais sustentável e consciente (https://youtu.be/2HudxMG87Q0).

Além disso, a campanha destaca, por meio das redes sociais da Natura, pessoas que já atuam pelo futuro da Amazônia no presente. São os chamados “fazedores do presente”: juntos, Cézar Rabelo representa o cientista e a cantora Liège representa a artista (https://youtu.be/3CoMHrFaY0U), Larissa Noguchi representa a influenciadora (https://youtu.be/P-_6a3KHC1g) e Bete dos Santos representa a guardiã da floresta (https://youtu.be/KpLuvgj-shk).

“Com a quantidade de notícias ruins que recebemos diariamente, fica mesmo difícil imaginar um futuro positivo para a Amazônia. Mas a boa nova é que existe um mundo de pessoas que trabalham séria e arduamente para virar esse placar. Através do Amazofuturismo, movimento que imagina e celebra um futuro rico e potente para a região, mostramos em nossa campanha não só um lado que as pessoas desconhecem, que é esse lado de uma cultura pop vibrante, como também quem são as pessoas que ali estão construindo um futuro possível, só que no presente”, comenta Sophie Schonburg, Diretora Executiva de Criação da Africa.

A campanha, que contou com produtores, criadores, atores e artistas da região amazônica, contempla filmes para o ambiente digital, uma série de ativações com conteúdos nas redes sociais da Natura, além de uma landing page que reunirá todas as histórias e perfis criados. Acesse: www.natura.com.br/amazonia-do-futuro


Confira todos os filmes:

Fazedores do Futuro:

Cientista e Artista: https://youtu.be/AEflwFE_nV4

Fazedores do Presente:

Cientista e Artista - https://youtu.be/3CoMHrFaY0U

Comments


bottom of page