top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

Associadas da AMPORT concluem estudo técnico de hidrografia e hidrologia na região de “Estreitos”

Inéditos, para o estudo foram coletados dados de novas estações maregráficas implantadas e de outras estações pré-existentes

Crédito da foto: Assessoria de Comunicação.

As associadas da AMPORT, Cargill e Hidrovias do Brasil , concluíram o mais completo estudo de hidrografia e hidrologia já realizado na região conhecida como "Estreitos", formada pelos furos do Limão, Ituquara, Tajapuru e Boiuçu, utilizados para navegação de grandes comboios de graneis sólidos vegetais, entre o rio Amazonas e o complexo portuário de Vila do Conde.


Os estudos foram produzidos a partir dos dados coletados de 7 (sete) novas estações maregráficas implantadas e dos dados de outras 2 (duas) estações pré-existentes, recuperadas. Os estudos inéditos contemplaram: batimetrias, contorno de margens, vazão, correntes e variação de marés, além de estudos climatológicos envolvendo vento, pressão, precipitação e temperatura. Com os resultados alcançados, as empresas poderão dimensionar novos comboios e operações mais eficientes, contribuindo com a Autoridade Marítima para o incremento da segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e ordenamento aquaviário.


Por Assessoria de Imprensa.


Comments


bottom of page