top of page

Biblioteca pública recebe doação de mangás japoneses da Fundação Japão

Foto do escritor: Pará ComunicaPará Comunica

O objetivo é incentivar o interesse pela cultura e idioma japonês

Crédito da foto: David Passinho/FCP

Na última sexta-feira, dia 11, a Biblioteca Pública Arthur Vianna (BPAV) da Fundação Cultural do Pará (FCP) em conjunto com a Fundação Japão e o Consulado do Japão em Belém realizaram a cerimônia de entrega oficial de doação de MANGÁS (gibis) japoneses para a sua GIBITECA.


A Gibiteca da BPAV recebeu 792 volumes de 255 títulos de MANGÁS da Fundação Japão, através do seu Programa de Doação de Livros, que selecionou apenas oito instituições em todo o Brasil para receber os seus acervos após seleção efetuada por meio de consulta junto às representações diplomáticas japonesas no Brasil.


O objetivo do Projeto é disponibilizar o Mangá para a população de modo a despertar maior interesse pelo Japão e pela cultura e idioma japonês entre o público de todas as camadas sociais.


O cônsul principal do Japão em Belém, Satoshi Morita parabenizou a Gibiteca pelo recebimento da doação dos Mangás japoneses e expressou o seu desejo de que muitas pessoas possam se simpatizar com a cultura e o idioma do Japão através do acesso a esses Mangás, independente da faixa etária e nível socioeconômico.


Em seguida o vice-diretor da Fundação Japão, Gaku Sasao, que veio de São Paulo especialmente para participar dessa Cerimonia, fez uso da palavra. “Espero que maior número possível de usuários da biblioteca da FCP possa ler os Mangas doados pela Fundação Japão. Acreditamos ainda que, com o aprendizado da língua japonesa e eventualmente leitura do Manga em japonês, poderá apreciar ainda mais o Mangá” e acrescentou que “esperamos que o Mangá seja utilizado como porta de entrada para conhecerem mais sobre o Japão”.


Na sequência o presidente da FCP, Guilherme Relvas, agradeceu pela parceria consolidada entre a Fundação Japão e o Consulado do Japão em Belém, expressando sua grande alegria e satisfação em participar da solenidade de doação dos Mangás japoneses que agora farão parte da histórica Biblioteca Pública Arthur Vianna, fundada há mais de 150 anos, comentando também que no dia anterior iniciou a Mostra de Cinema Japonês 2022 no Cine Líbero Luxardo, outro espaço da FCP.


Participaram também da cerimonia, Socorro Baia - encarregada da biblioteca Arthur Vianna; Hiroaki Aizawa - cônsul do Japão em Belém; Sérgio Kitayama - assessor da Fundação Japão, Rosa Kamada - assessora do Consulado do Japão e demais encarregados da FCP, além do público ali presente.


Por Assessoria de Imprensa.

Comentarios


bottom of page