top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

Brigadistas do Hospital Regional do Sudeste do Pará participam de curso de capacitação

A iniciativa capacitou 58 brigadistas

Brigadistas passaram por curso de primeiros socorros (Crédito da foto: Comunicação Pró-Saúde).

Para agir de maneira rápida e eficaz em emergências, o Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, promoveu durante os dias 04 e 05 de novembro, o curso de formação para os brigadistas da instituição.


A iniciativa capacitou 58 brigadistas com treinamentos de primeiros socorros, salvamentos, atividades de prevenção e combate a incêndio e catástrofes. Realizados periodicamente na instituição, eles simulam situações reais, que podem ser enfrentadas no hospital, por meio de aulas práticas e teóricas.


Segundo Joline Rodrigues, engenheira de segurança do trabalho do HRSP, a capacitação dos brigadistas é promovida regularmente no Regional do Sudeste do Pará.

“Temos uma preocupação constante em oferecer a segurança necessária a todos os nossos pacientes e colaboradores, por isso realizamos capacitações periódicas para nossos brigadistas, além da manutenção regular adequada de nossa estrutura predial e de todo o sistema de prevenção a incêndios”, explicou.


Com 15 anos de existência, o HRSP possui sistema de combate a incêndio com extintores, pontos de hidrantes, placas de iluminação e sinalização nos corredores, além de alarmes sonoros, visuais e saídas de emergência.


Brigadista

Função exercida nas instituições por funcionários voluntários, os brigadistas são profissionais que passam por treinamentos constantes, e que tem como principal objetivo preservar a vida. Na legislação, é a Norma Regulamentadora nº 23, conhecida como NR-23, que determina as funções dos brigadistas.


Há três anos atuando como brigadista no Regional, Juliana Miranda assistente administrativa, explica que algumas habilidades e características específicas fazem o brigadista agir em prol da segurança do outro.


"Ser uma brigadista desperta em mim um espírito de solidariedade, coragem e amor ao próximo. Me sinto muito honrada por poder contribuir com a segurança do nosso hospital.", contou.


O Hospital Regional do Sudeste do Pará é referência para mais de 1 milhão de pessoas de 22 municípios da região. A unidade, que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).


Por Ederson Oliveira (Analista de comunicação Pró-Saúde).

Comments


bottom of page