top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

Capacitação da Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca em Belém

O curso foi voltado para servidores municipais que irão atender os pecadores de diversos municípios do Pará

Crédito da foto: Hugo Silva.

Como forma de melhorar o atendimento aos pescadores do Pará, o Deputado Federal Celso Sabino em parceria com a Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), realizou na última segunda-feira (10), o curso de capacitação para o uso do sistema informatizado do registro geral da atividade pesqueira (SisRGP 4.0), em Belém.


Secretários, diretores e representantes das prefeituras que irão atender os pecadores participaram do curso que tem como objetivo principal melhorar o atendimento levando mais agilidade para os municípios e evitar o deslocamento dos pescadores para outras cidades em busca dos serviços.

O Deputado Federal Celso Sabino foi uma figura importante para a realização do curso em Belém e participou da solenidade de assinatura do termo público de compromisso entre o MAPA e as prefeituras. “É um momento histórico para o pescador e para o setor pesqueiro do Pará. O que antes era feito de forma mais burocrática, com o novo sistema, se tornou mais simples e de fácil acesso melhorando o atendimento dos pescadores”, declarou.

O curso foi ministrado pelos chefes de divisão da Secretaria de Aquicultura e Pesca, Dayanne Sarrazin, Franklin Pensador e Pedro Braga. A capacitação foi para explicar como manusear o SisRGP 4.0, tirar dúvidas sobre protocolos, registros e autorizações de embarcação. Para Dayanne, o curso vai contribuir para que os agentes consigam atender de forma rápida e direta os pescadores do seu município. “Agora os pescadores por meio dos agentes das prefeituras podem ter acesso a informações mais rápidas, o que antes era muito centralizado, hoje pode ser resolvido no próprio município”, explicou.


Servidores de diversas cidades do Estado estiveram presentes na capacitação, como a Keila Ferreira – Agente de Desenvolvimento Rural, que veio de Breves em busca de conhecimento como forma de levar melhorias para os pescadores da região. “Na nossa região há uma grande dificuldade de acesso a internet, com o curso, nós vamos poder dar um apoio melhor para esses pescadores, para que mantenham seus cadastros ativos, e tenham acesso aos seus benefícios”, relatou. “Uma excelente iniciativa, isso vai contribuir muito para o setor da pesca na nossa região”, finalizou Keila.


O Secretário de Aquicultura e Pesca, Jairo Gund, destacou como o curso vai melhorar o atendimento oferecido para os pescadores, valorizando a categoria. “Esses trabalhadores tem o direito de trabalhar dignamente. Nossa missão é levar o melhor atendimento aos nossos cidadãos, pescadores e agricultores”, disse.

O Secretário de Aquicultura e Pesca, Rildo Pessoa, falou da importância da capacitação para auxiliar os pescadores e a iniciativa do Deputado Celso Sabino, frente ao curso. “Gostaria de saudar a iniciativa do Celso, pelo trabalho junto a agricultura familiar e a pesca no Estado do Pará”, destacou.


Por Assessoria de Imprensa.

Comments


bottom of page