top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

Catarse: poesia que transcende as aflições humanas

Com textos realistas e atemporais, escritor Mauro Felippe propõe a volta da literatura reflexiva em nova obra


Crédito da foto Assessoria de imprensa

Tal como um vulcão que, ao entrar em erupção, expele para fora o magma em seu interior, em Catarse, o poeta catarinense Mauro Felippe afugenta, por meio das palavras, angústias e dilemas da humanidade. Marcados por uma escrita intensa e por vezes frenética, os textos do autor têm a capacidade de libertar e expressar o âmago do ser.


Ao deixar de lado todo e qualquer imediatismo, o escritor transcende os dramas amorosos, comuns ao gênero de poesia, e compartilha com o leitor aflições sobre hipocrisia, abuso de poder e corrupção. Pautas atuais, a exemplo do descaso com povos originários e quilombolas, negligência ambiental e radicalismo religioso, também recebem o olhar atento do poeta.


CONVENIÊNCIA

Palavras

de desafetos são

sempre absorvidas como

críticas destrutivas.

Já as dos aliados, enquanto houver interesses,

mesmo sendo críticas

soam como elogios.

Assim caminham os hipócritas da cidadezinha.

(Catarse, pg. 14)


As palavras explosivas de Mauro Felippe se unem às detalhadas ilustrações de Rafael Nobre - elas transmitem a inquietude de um poeta que presa pelo texto existencial, filosófico e psicológico. Com mais de 10 anos de experiência, o capista foi premiado pelo Brasil Design Award, finalista de melhor capa no Jabuti e vitorioso no Getty Images Brasil.


Filósofos consagrados, como Friedrich Nietzsche e Arthur Schopenhauer, sustentam o pensamento crítico do catarinense norteado pelo caos e desordem não apenas do mundo, mas singularmente da existência humana. É por meio das palavras que o escritor sintetiza ideias, materializa sentimentos e torna real aquilo que é etéreo.


Com cinco coletâneas de poesias publicadas, o autor tem na escrita seu ponto de equilíbrio. Enquanto advogado, ele afirma que o Direito é aplicado e travado com palavras frias, já a literatura é inspiradora, com palavras quentes e reconfortantes. “Acredito que escrever é lapidar a consciência através do papel; exteriorizar o que pensa naquele instante, sem medo de errar”, afirma o poeta.


FICHA TÉCNICA

Título: Catarse

Autor: Mauro Felippe

Editora: Lura Editorial

ISBN: 978-6580430918

Dimensões: 14.5 x 1.7 x 23.5 cm

Páginas: 192

Preço: R$ 38,52

Onde comprar: Amazon


Sobre o autor: Natural de Urussanga, no sul de Santa Catarina, Mauro Felippe é advogado e chegou a cursar Engenharia de Alimentos antes de se decidir pela carreira no Direito. Autor das coletâneas poéticas Nove, Humanos, Espectros e Ócio, preencheu inúmeros cadernos na infância e adolescência com textos e versos, dos simples aos elaborados. As temáticas de suas obras são extraídas de questões existenciais, filosóficas e psicológicas compreendidas em seu dia a dia, sendo que algumas advém dos longos anos de advocacia, atendendo a muitas espécies de conflitos e traumas. Por meio da literatura, pretende viver dignamente e deixar uma marca positiva no mundo, uma prova inequívoca de sua existência como autor.




Site


YouTube





Por assessoria de imprensa

Comments


bottom of page