top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

Em homenagem ao Setembro Amarelo, DJs Marcel Sgarioni e Fabio Lopes fazem história

Mês voltado à campanha de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo precisa ser difundido cada vez mais na cena eletrônica



Com a música “Now You Are Gone” Marcel Sgarioni juntamente com Fábio Lopes e Yann Camargo foram os primeiros DJs a levar as batidas da música eletrônica em um videoclipe no Cristo Redentor, entrando para o seleto hall de artistas que produziram um material em uma das 7 maravilhas do mundo.


A cada mês, diversas campanhas ganham as mídias com diversos assuntos e temas, mas uma em questão muito importante precisa ser abordada não só no mês dedicado, mas o ano todo: a de prevenção ao suicídio. O Setembro Amarelo, campanha conhecida nacionalmente, consiste na divulgação de informações e na promoção do debate acerca do suicídio, além de pautar transtornos psicológicos, como a depressão.


Criada em 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), o mês faz referência ao dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Anualmente, são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil e mais de 01 milhão no mundo, mostrando uma triste realidade, principalmente entre os a população mais jovem. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias, dados retirados do site oficial da campanha. Mesmo sendo necessária o ano todo, a campanha tem um impacto muito grande em ter um mês totalmente dedicada a ela.


Dentre os diversos recursos de combate à depressão e às doenças de saúde mental, a música pode ser uma importante aliada. De acordo com o mestre em Musicoterapia pela Universidade do Estado do Colorado, nos Estados Unidos, a música é capaz de proporcionar uma série de benefícios para a nossa saúde mental, pois ela pode nos ajudar a lidar ou até mesmo controlar as nossas emoções.


Foi a partir desse alerta que o DJs e produtores Marcel Sgarioni e Fabio Lopes perceberam que para muitos da indústria da música eletrônica ainda é tabu falar e entender do que se trata.


“Perdemos artistas como Avicii e Keith Flint, entre outros, para o suicídio. Essas referências da música eletrônica, com vidas badaladas, dinheiro, fama, não suportaram toda a pressão invisível que cercavam eles, que muitas vezes não é visível no rosto e que na mente deles, buscaram um caminho para acabarem com o sofrimento, com toda aquela angustia, tristeza e vazio. Uma atitude por vezes desesperadora, que muitos nunca imaginariam que artistas famosos como eles, tomariam essa decisão de ceifar a própria vida”, relata o DJ baiano Marcel Sgarioni.


Com uma carreira marcada por produções e apresentações ao lado de profissionais renomados, Sgarioni continua a explorar novas fronteiras musicais, desafiando os limites do que é possível na música eletrônica contemporânea Morando entre Salvador e São Paulo, Sgarioni focou em produzir um álbum autoral. E através das redes sociais e shows, ele conheceu o DJ paulistano Fabio Lopes, formando uma amizade unida pelos laços da música eletrônica. Ambos, estavam sincronizados nas ondas sonoras e decidiram juntos gravar uma música no Rio de Janeiro em um dos cartões postais mais conhecidos do Brasil e do mundo, o Cristo Redentor, local que emana fé, equilíbrio e resiliência.


“O projeto musical que nós criamos é uma união de valores sonoros que ligam o indivíduo ao seu eu interior, em caminhos distintos que somados, resultam em uma sonoridade única e cheia de conexões”, diz o DJ Fabio Lopes.


A escolha de utilizar o icônico Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, como cenário para o videoclipe de "Now You Are Gone" não apenas proporcionou uma estética visual deslumbrante, mas também desempenhou um papel fundamental na amplificação da mensagem central da música. Este local emblemático, amplamente reconhecido em todo o mundo, permite que a música alcance uma audiência internacional e transmita a mensagem de solidariedade e esperança. Além disso, o Cristo Redentor simboliza valores espirituais e culturais, reforçando a importância da mensagem da música e promovendo a cultura brasileira.


Com a música "Now You Are Gone," Marcel Sgarioni, Fábio Lopes e Yann Camargo não apenas quebraram barreiras na cena da música eletrônica, mas também abriram um diálogo fundamental sobre saúde mental na indústria da música. Em um mundo onde a pressão muitas vezes permanece invisível, eles destacaram a importância de cuidar da saúde mental, especialmente em uma indústria onde a fama e o sucesso podem mascarar o sofrimento interno. Esse projeto musical não é apenas uma expressão artística, mas também uma mensagem de solidariedade e apoio àqueles que enfrentam momentos difíceis na vida.



Por assessoria de imprensa

bottom of page