top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

Em Marabá, Hospital Regional promove conscientização sobre o autismo

A iniciativa faz parte do Projeto 'Saúde em Foco', que fornece informações sobre saúde à comunidade por meio de palestras



Em alusão ao Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realizou nesta segunda-feira (15) palestras educativas. A iniciativa ofereceu informações relevantes sobre autismo, e promoveu a inclusão e o reconhecimento da neurodiversidade entre seus pacientes.


Flávio Marconsini, diretor-executivo do Hospital, destacou que, ao promover ações de conscientização, a instituição reforça seu compromisso com a inclusão e a promoção de uma sociedade mais justa e acolhedora. "Precisamos combater estigmas e preconceitos sobre o autismo, e facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento adequados, para garantir que todos tenham a oportunidade de uma vida plena e igualitária", acrescentou o diretor.


A iniciativa contou com palestras ministradas por profissionais do Serviço Psicossocial da unidade, que abordou diferentes aspectos do TEA, desde o diagnóstico e tratamento, até os desafios enfrentados por pessoas com autismo e seus famílias, e as conquistas diárias.


Eduardo Silva, 46 anos, morador de Marabá, referenciado para consulta cardiológica na instituição, disse que "é ótimo ver o Hospital promovendo iniciativas como essa. Aprendi muito com as palestras, e agora entendo melhor o autismo e como posso contribuir para um ambiente mais inclusivo".


Inclusão - Ariane Raquel Oliveira, psicóloga do Hospital, explicou que compreender o autismo é fundamental para promover uma sociedade mais inclusiva e empática. “Com as ações educativas, buscamos não apenas disseminar conhecimento sobre o autismo, mas também fomentar a compreensão e empatia em relação às pessoas neurodivergentes. Cada passo dado rumo à inclusão é uma vitória coletiva”, destacou a profissional.


Alan Ferreira, diretor Assistencial da unidade, reforçou que a iniciativa visa criar um ambiente hospitalar onde todos se sintam valorizados e compreendidos, independentemente de suas diferenças. “A conscientização é o primeiro passo para construir essa sociedade mais inclusiva e acolhedora que almejamos. Agradecemos a todos que participaram das palestras e se engajaram nessa importante causa”, disse o gestor.


As ações educativas no Hospital Regional em Marabá integram o Projeto “Saúde em Foco”, do Serviço de Humanização, que fornece informações sobre saúde à comunidade. A iniciativa, que teve o apoio do Serviço Psicossocial, foi levada às recepções da unidade, esclarecendo usuários sobre o autismo.


Perfil – O Hospital Regional do Sudeste do Pará pertence ao governo do Estado. É gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).


A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região. Conta com 135 leitos, dos quais 97 são para unidades de internação clínica e médica, e 38 para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) - Adulto, Pediátrica e Neonatal.




Por assessoria de imprensa

Comments


bottom of page