top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

Estão abertas inscrições para cursos de capacitação profissional em Conceição do Araguaia

A realização é do Horizonte Minerals e SENAI e são ofertadas 390 vagas para formar profissionais para trabalhar na construção e operação do Projeto Araguaia

Crédito da foto: Divulgação Senai.

A Horizonte Minerals, empresa líder em investimentos em níquel no Brasil e presente no Pará há mais de dez anos, abriu inscrições para o Programa de Capacitação para Desenvolvimento Profissional, em parceria com o SENAI. O objetivo é promover cursos para que mais pessoas de Conceição do Araguaia e de Floresta do Araguaia estejam capacitadas para trabalhar na construção e na operação do Projeto Araguaia, que a Empresa está construindo em Conceição do Araguaia.

Serão oferecidas 390 vagas para formar profissionais para trabalhar como soldador, pedreiro de alvenaria, carpinteiro de obras, eletricista de manutenção industrial, mecânico industrial, operador de processos da mineração, operador de beneficiamento de minério, técnico em eletromecânica e assistente administrativo.

As inscrições serão abertas a partir de 18 de abril, e os cursos têm vagas limitadas. Todos os cursos são gratuitos e, para participar do processo seletivo, os candidatos devem ter no mínimo 18 anos e ensino fundamental completo. Para os cursos técnicos, é necessário ter segundo grau completo. Terão prioridade as pessoas que moram há pelo menos um ano em Conceição do Araguaia ou em Floresta do Araguaia, ou que tenham nascido em um desses dois municípios. A Empresa fará o possível para que as vagas sejam preenchidas por 50% mulheres e 50% homens, refletindo a proporção da população em idade economicamente ativa do município.

As inscrições poderão ser feitas pelo website da Horizonte Minerals: www.horizonteminerals.com.br . Ou presencialmente, na Universidade do Estado do Pará (UEPA), das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os documentos necessários para inscrição são: carteira de identidade, comprovante de residência ou certificado de quitação eleitoral, certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio (para os cursos técnicos) e histórico escolar. Os inscritos passarão por processo seletivo baseado nas informações fornecidas durante a inscrição e serão informados individualmente sobre o resultado da seleção.

Em breve, serão oferecidas palestras sobre o Projeto Araguaia e sobre o programa de capacitação.

Parceria Horizonte Minerals e Senai

Em parceria com o SENAI, o Programa de Capacitação para Desenvolvimento Profissional tem a finalidade de oferecer treinamento técnico para que os alunos estejam capacitados para atuar nas áreas industriais que envolvem o Projeto Araguaia, desde a fase de construção até a fase de operação, estimada em pelo menos 28 anos.

Os cursos têm duração de dois meses (curta duração) a um ano (cursos técnicos) e as primeiras turmas já iniciam dia 23 de maio. As aulas serão realizadas nos três turnos – manhã, tarde e noite – e a carga horária diária é de quatro horas/aula, de segunda a sexta-feira, em alguns casos incluindo o sábado, dependendo da capacitação escolhida. Os cursos serão oferecidos nas salas de aula da UEPA e nos laboratórios móveis do SENAI.

O Projeto Araguaia gerará cerca de 2.200 empregos na fase de construção e 500 empregos na fase de operação. Para acompanhar as oportunidades de trabalho na Horizonte Minerals e se cadastrar no Banco de Talentos da Empresa, também acessível às empresas contratadas, acesse o website www.horizonteminerals.com.br e clique no link Trabalhe Conosco.

Como comentou Rinaldo Dantas, gerente de Recursos Humanos da Horizonte Minerals: “Com essa parceria, o SENAI oferecerá treinamento focado na construção e operação do Projeto Araguaia, fortalecendo a comunidade local para participar das atividades econômicas diretas e indiretas associadas ao Projeto Araguaia”. O desenvolvimento socioeconômico local é parte integrante da estratégia de sustentabilidade da Horizonte Minerals, como mostra esta iniciativa com o SENAI e a história de mais de dez anos de parceria entre a Horizonte Minerals e a comunidade de Conceição do Araguaia.

Serviços:

Como se inscrever

Inscrições a partir de 18/04, de duas maneiras:

acessando o website da Horizonte Minerals www.horizonteminerals.con.br

Presencialmente na Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus Conceição do Araguaia

Av. Rio Araguaia, s/n - Cruzeiro

Horário: 8h às 17h

Documentos: RG, comprovante de residência ou certificado de quitação eleitoral, certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio (para os cursos técnicos) e histórico escolar

Cursos Ofertados

Soldador caldeireiro, soldador eletrodo revestido, soldador TIG, pedreiro de alvenaria, carpinteiro de obras, eletricista de manutenção industrial, mecânico industrial, operador de processos da mineração, operador de beneficiamento de minério, técnico em eletromecânica e assistente administrativo.

A Horizonte Minerals é uma empresa de níquel com foco no Brasil, listada nas Bolsas de Valores de Londres e de Toronto. A Empresa possui dois projetos, ambos no Estado do Pará: o Projeto Araguaia e o Projeto Vermelho, de larga escala, alto teor de níquel e baixa emissão de carbono.

O Projeto Araguaia está em construção e produzirá ferroníquel para abastecer o mercado de aço inox. O Projeto Vermelho está em fase de estudo de viabilidade e produzirá níquel e cobalto para abastecer o mercado de baterias de veículos elétricos. O perfil de produção da Horizonte Minerals a curto prazo, considerando os dois projetos, de mais de 50.000 toneladas de níquel por ano, posiciona a Empresa como uma produtora de níquel relevante globalmente.


Por Assessoria de Imprensa.

Comments


bottom of page