top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

Gastronomia: Pará é o destino do prêmio nacional Dólmã e do festival Enchefs Brasil 2021

Ao carregar o título internacional da Unesco de Cidade Criativa da Gastronomia

Crédito da foto: Divulgação do evento.

Após disputar com diversos estados nacionais, o Pará, foi o grande escolhido para sediar dois dos mais esperados eventos gastronômicos do ano: O Festival Enchefs Brasil, que vai ser realizado nos dias 1, 2 e 3 de dezembro e o Prêmio Nacional Dólmã 2021, que vai ocorrer no dia 3 de dezembro, em uma cerimônia de premiação, vai receber os chefs indicados, os chefs embaixadores e importantes convidados que passarão pelo “Tapete Vermelho” da Gastronomia Brasileira.

Os projetos são itinerantes e já passaram pelos estados de Pernambuco (2014), Mato Grosso do Sul (2015), Amazonas (2016), Ceará (2017), Goiás (2018) e Piauí (2019). Agora é a vez do Pará ser a célula mais importante da gastronomia brasileira com o maior encontro de Chefs do Brasil e com a premiação máxima da gastronomia, e tudo isso está sendo arquitetado pela GM Expert, para proporcionar uma experiência única ao público amante da gastronomia.

Durante a programação oficial do Festival Enchef Brasil 2021, serão realizadas aulas-shows com chefs embaixadores de vários estados brasileiros, formando uma verdadeira fusão de saberes e sabores. Além disso, será realizada uma Vernissage Gastronômica com apresentação de manifestações culturais e gastronômicas dos estados, mas principalmente do estado que sedia o evento, o Pará.

Os Chefs Embaixadores e os Chefs Indicados ao “Oscar da Gastronomia” terão a oportunidade de fazerem uma imersão na cultura e na gastronomia paraense, além de participarem da edição nacional do Fórum Brasileiro, onde será apresentado e discutido o tema de interesse comum à sociedade, acerca dos biomas das regiões do Brasil, como estão sendo explorados e preservados.

O que é o Prêmio Dólmã?

O prêmio nacional Dólmã, foi idealizado pelo presidente do Instituto Multidisciplinar, Geraldo Guerra Junior, em junho de 2013, após um estudo de mercado que identificou a existência de poucas oportunidades para os chefs de cozinha serem reconhecidos pelo importante trabalho realizado em seus estados. A premiação Dólmã, em um único momento, reúne em uma consonância de saberes, os profissionais de cozinha de todos os estados brasileiros.

A Gastronomia que vem se destacando como uma das áreas que mais crescem, juntamente com o turismo, é um assunto presente em todas as manifestações sociais, culturais e artísticas. O Prêmio Nacional Dólmã vem para reafirmar, reconhecer e valorizar o trabalho e a dedicação dos profissionais que se destacam na gastronomia e que contribuem para o aquecimento da economia dos seus estados e do Brasil. A premiação mudou a geografia gastronômica brasileira, oportunizando estados e profissionais a se destacarem, inclusive internacionalmente.

“A gastronomia brasileira com as suas cores, sabores, profissionais, estudantes, empresas, consumidores e admiradores é um dos grandes braços da sustentação e desenvolvimento da economia do nosso país. A fase empírica foi substituída pela fase profissional. As experiências na busca e aprimoramento dos pratos no que diz respeito ao sabor, apresentação e degustação são baseadas em verdadeiras pesquisas científicas. É impensável um desenvolvimento isolado com poucos protagonistas, pois a riqueza cultural e histórica da gastronomia brasileira não permite que poucos se destaquem. Todos os envolvidos fazem parte do gigante mundo gastronômico nacional e merecem o devido reconhecimento”, declarou Geraldo Guerra Junior

O que é o Festival Enchefs?

O Festival Enchefs Brasil é a reunião dos chefs indicados ao Prêmio Nacional Dólmã, dos chefs embaixadores, dos coordenadores dos Enchefs Estaduais e dos chefs locais, estudantes, empresários, gestores de entidades públicas e privadas e apreciadores da gastronomia de todo o país. Na ocasião, os chefs indicados usam as vestimentas dólmã oficiais da premiação, que a cada edição homenageia o estado anfitrião, juntamente com os aventais estampados pelas bandeiras dos seus respectivos estados. Durante a execução do festival, são realizadas Intervenções Gastronômicas, Aulas Show, Encontros Científicos, Palestras, Degustações. O Festival Enchefs Brasil é um dos mais importantes eventos gastronômicos que valoriza a cultura, o turismo e desenvolvimento da economia local e nacional.

Cerimônia de Premiação

A Cerimônia de premiação é a culminância de todas as atividades desenvolvidas no ano de realização, e abarca desde as pesquisas, passando pelas indicações, pelas votações, até o resultado final, possibilitando o encontro e a troca de experiências da gastronomia dos estados brasileiros com as artes, a moda, a cultura e o profissionalismo local. Todos os chefs indicados participam da cerimônia e só sabem do resultado da premiação quando os lacres dos envelopes são rompidos para o tão aguardado anúncio dos nomes dos chefs premiados do ano. A cerimônia de premiação do Dólmã é considerada, inclusive pela imprensa nacional, como o “tapete vermelho” da gastronomia brasileira.

Desenvolvida para ser o símbolo de desejo dos chefs de cozinha, a Estatueta Dólmã é um patrimônio da gastronomia dos estados brasileiros que em uma unicidade representam a gastronomia do Brasil.


“Para nós da GM Expert, é um prazer e uma honra enorme poder estar a frente deste evento tão grandioso para a gastronomia nacional, e como paraenses papa-chibé que somos, valorizamos e compreendemos a importância de sediar o Festival Enchefs e o Prêmio Dólmã na capital criativa da gastronomia, por que isso é uma janela que dá visibilidade à nossa cultura, ao nosso povo e ao nosso Estado”, comenta Marcos, diretor da GM Expert, realizadora do evento no Pará.

PERÍODO DE EXECUÇÃO:

Festival Enchefs Brasil: 01 a 03 de dezembro

Cerimônia Prêmio Nacional Dólmã: 03 de dezembro

LOCAL DE REALIZAÇÃO DA CERIMÔNIA:

Espaço São José Liberto

IMERSÃO GASTRONÔMICA:

01 de dezembro

FÓRUM BRASILEIRO:

02 de dezembro

Local: UNAMA Centro

REDES SOCIAIS DO EVENTO:

PROGRAMAÇÃO:

Festival Enchefs Brasil Pará 2021

MANHÃ - DIA 01/12

Horário: 09h às 12h

Atividade: Workshop Imersão na Cultura Gastronômica do PARÁ

Local: Universidade da Amazônia – UNAMA (Av. Alcindo Cacela, 287 - Umarizal, Belém – PA)

(evento fechado para os Chefs Embaixadores e Chefs Indicados e Convidados)

TARDE/NOITE

DIA 01/12

Horário: 14h às 21h

Atividade:

- Aulas SHOWS dos(as) Chefs Embaixadores(as) – Fusão dos Estados

- Vernissage Gastronômica

Local: Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n - Jurunas, Belém – PA)

(evento aberto, entrada franca, com o controle necessário e sem aglomeração)

DIA 02/12

Horário: 09h às 12h

Atividade: Fórum Brasileiro – O Brasil no Pará e Pará o Brasil

Local: Universidade da Amazônia – UNAMA (Av. Alcindo Cacela, 287 - Umarizal, Belém – PA)

(evento fechado para os Chefs Embaixadores, Chefs Indicados e Convidados)

TARDE/NOITE

DIA 02/12

Horário: 14h às 21h

- Aulas SHOWS dos(as) Chefs Embaixadores(as) – Fusão dos Estados

- Vernissage Gastronômica

Local: Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n - Jurunas, Belém – PA)

(evento aberto, entrada franca, com o controle necessário e sem aglomeração)

Cerimônia – Prêmio Nacional Dólmã Pará 2021

NOITE - DIA 03/12

Horário: 19h às 23h

Atividade: Evento Festivo e entrega das Estatuetas DÓLMÃ aos Chefs premiados

Local: Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n - Jurunas, Belém – PA)

(evento fechado para os Chefs Embaixadores, Chefs Indicados, Autoridades e Convidados)

*(as atividades da programação poderão sofrer alterações sem aviso prévio, mas os dias estão confirmados e já agendados)

REALIZAÇÃO:

GM Expert Eventos

Contatos: 983869893/ 989527334


PATROCÍNIO

Lei semear, Equatorial,

APOIO

Deputado Dirceu Ten Caten, Alepa, Setur, Secult, Fundação Cultural do Pará (FCP) e Sebrae.


Por Assessoria de Imprensa.

Commenti


bottom of page