top of page
  • Foto do escritorRosiane Rodrigues

Hospital do Sudeste do Pará promove palestras educativas sobre Hepatites Virais


Iniciativa realiza regularmente ações de conscientização para usuários da unidade em Marabá



Crédito da foto: Assessoria de imprensa



O Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realizou, nesta quinta-feira (6), orientações educativas aos pacientes, em alusão ao "Julho Amarelo" mês dedicado a conscientização sobre o combate as hepatites virais. A iniciativa do projeto "Saúde em Foco", visou conscientizar os usuários sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das enfermidades.


"As ações de sensibilização são fundamentais para enfrentarmos as hepatites virais no estado, estamos engajados nessa causa e iremos intensificar durante todo o mês, ações efetivas que irão contribuir para a melhoria da qualidade vida do povo paraense", afirmou Rômulo Rodovalho, secretário de Saúde Pública (Sespa).


Marta Silva, autônoma de 38 anos moradora de Marabá, encaminhada ao hospital para realizar consulta com otorrinolaringologista, compartilhou sua opinião sobre a iniciativa. "Eu não tinha ideia de como a doença poderia ser transmitida e quais os sinais de alerta. Agora, sinto-me mais preparada para cuidar da minha saúde e também orientar minha família", explicou.


O projeto "Saúde em Foco" do Regional de Marabá, promovido pela Comissão de Humanização da unidade do Governo do Pará, visa fornecer informações relevantes sobre saúde à comunidade. Para isso, conta com uma equipe multiprofissional, que percorre os corredores, recepções e unidades de internação da instituição, levando essas informações diretamente aos pacientes e seus familiares.


O funcionário público Jorge Almeida, outro usuário do HRSP da cidade de Parauapebas referenciado para realizar exame de tomografia, ressaltou a importância da ação. "Compartilhar essas informações com a comunidade é importante, para que todos possam se proteger e cuidar da sua saúde. A conscientização é o primeiro passo para prevenir as hepatites virais, e garantir uma vida mais saudável", destacou.


Orientações


As ações de conscientização no HRSP contaram com a participação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da instituição, que enfatizou que as hepatites virais são doenças que podem ser transmitidas por meio do contato com sangue infectado, relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de objetos cortantes e até mesmo de mãe para filho durante a gestação.


A palestrante da ação Edilene Lima, enfermeira do SCIH e responsável pelo núcleo de epidemiologia da unidade, destacou que as ações de orientação tiveram como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre as hepatites virais. "Com uma maior conscientização, esperamos prevenir a disseminação dessas doenças e promover a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado", afirmou.


"Estamos comprometidos em promover ações de educação em saúde que contribuam para o bem-estar da população. As palestras sobre hepatites virais foram mais uma iniciativa do nosso hospital para oferecer informação de qualidade e estimular a adoção de hábitos saudáveis", ressaltou o diretor executivo do hospital, Benjamin Ferreira.


Perfil - O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Com 115 leitos, a unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade, para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.


Fonte: Ascom/HRSP





Por assessoria de imprensa




Comentários


bottom of page