top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

Inscrições abertas para três oficinas gratuitas de Cultura em Ourilândia do Norte

A iniciativa é do Movimenta Cultura, uma ação formativa itinerante de capacitação em Gestão da Cultura que oferta, no município, oficinas sobre empreendedorismo, elaboração de projetos e estratégias de desenvolvimento local. As inscrições já estão abertas.



crédito da foto: assessoria de imprensa


Com o objetivo de capacitar artistas, produtores e gestores culturais nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país, o Movimenta Cultura circula por oito municípios paraenses e está com inscrições abertas para oficinas gratuitas em Ourilândia do Norte. Promovido pelo Centro Cultural Tatajuba (Imperatriz - MA) e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, o Movimenta Cultura oferece as seguintes oficinas: O Avesso da Cena - Empreendedorismo Cultural; Elaboração de Projetos Culturais - Módulo 2; e Território e Cultura: reconhecendo nosso espaço.As aulas serão ministradas durante o mês de janeiro de 2024, no auditório da Escola Madre Teresa de Jesus, localizado no Setor Novo Horizonte, s/n. Os interessados em participar devem preencher os formulários específicos de cada atividade, disponíveis nas redes sociais do projeto, nos seguintes endereços: linktr.ee/movimenta.cultura; facebook.com/projetomovimentacultura; instagram.com/movimenta.cultura/. 


Para esclarecimento de dúvidas e atendimento de solicitações adicionais, o Movimenta Cultura disponibiliza um número de WhatsApp: (99) 98174-5610. 


Sobre as oficinas

A primeira oficina, O Avesso da Cena - Empreendedorismo Cultural, será realizada  de 15 a 19 de janeiro, das 18h30 às 22h. As inscrições podem ser feitas até 9 de janeiro de 2024, via link https://forms.gle/7yzkZkLnUNoeZuwZ9. Ministrada por Rômulo Avelar, a atividade abordará tópicos fundamentais para a gestão cultural, como a atuação dos produtores culturais, empreendedorismo, marketing e fontes de recursos.


A segunda oficina, Elaboração de Projetos Culturais - Módulo 2, será realizada de 22 a 26 de janeiro, também das 18h30 às 22h, com inscrições disponíveis até 9 de janeiro de 2024, no link https://forms.gle/oJefouD4SN2xJwVw7. A professora Mariana Pinheiro orientará os participantes sobre a execução de projetos culturais incentivados, incluindo planejamento, recursos humanos, gestão financeira e prestação de contas.


Por fim, a terceira oficina, Território e Cultura: reconhecendo nosso espaço, será realizada de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, das 18h30 às 22h, e está com inscrições abertas até 23 de janeiro de 2024, pelo link https://forms.gle/RYwGi4ACVU8BLzD66. Ministrada por Francisca Prates, a oficina vai auxiliar os participantes a mapear iniciativas locais em suas comunidades, a fim de  pensar e criar estratégias de  desenvolvimento local.


Cada oficina tem carga horária de 16 horas/aula e oferece uma oportunidade única para aprendizado e crescimento na área cultural. As vagas são limitadas, e as inscrições estão disponíveis para interessados que moram em Ourilândia do Norte.


Movimenta Cultura

O Movimenta Cultura tem como missão impulsionar a profissionalização no setor cultural, oferecendo uma gama de temáticas e ferramentas essenciais para o desenvolvimento profissional. Ao todo, serão ofertadas cerca de 60 oficinas gratuitas, atendendo diversas cidades das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, até março de 2024. O Movimenta Cultura é uma ação formativa itinerante promovida pelo Centro Cultural Tatajuba, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Instituto Tatajuba, Ministério da Cultura e Governo Federal (Brasil, União e Reconstrução).


Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. 

Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org


Sobre o Centro Cultural Tatajuba

O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural no Centro da cidade de Imperatriz (Maranhão) e região. Inaugurado em 2022, O Tatajuba oferece uma programação de qualidade e diversa, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros, apresentações de danças, shows musicais e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. As atividades são desenvolvidas em conjunto com o poder público, setor privado, sociedade civil e indivíduos atuantes no Maranhão. Para acompanhar as ações, acesse as redes sociais: instagram.com/centroculturaltatajuba e facebook.com/centroculturaltatajuba


SERVIÇO 

Movimenta Cultura | Cidade: Ourilândia do Norte (PA)


Oficina Gratuita O Avesso da Cena - Empreendedorismo Cultural  

Aulas: 15 a 19 de janeiro de 2024

Inscrições: até 9 de janeiro de 2024, pelo link https://forms.gle/7yzkZkLnUNoeZuwZ9


Oficina Gratuita Elaboração de Projetos Culturais Módulo 2  

Aulas:  22 a 26 de janeiro de 2024

Inscrições: até 9 de janeiro de 2024, pelo link https://forms.gle/oJefouD4SN2xJwVw7


Oficina Gratuita Território e Cultura: reconhecendo nosso espaço

Aulas:  29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024

Inscrições: até 23 de janeiro de 2024, pelo link https://forms.gle/RYwGi4ACVU8BLzD66


As oficinas serão realizadas no auditório da Escola Madre Teresa de Jesus, setor Novo Horizonte, s/n, sempre das 18h30 às 22h. 



Informações pelo WhatsApp: (99) 98174-5610 



Por assessoria de imprensa

Comments


bottom of page