top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

“No Próximo Verão” é a nova obra do autor paraense Marcos Samuel Costa

O lançamento também marca 10 anos desde o lançamento da primeira obra do autor

Marcos Samuel Costa autografando o livro para o professor e vereador Wagner Pereira (Crédito: Divulgação).

Da categoria poesia, “No Próximo Verão”, é a nova obra do escritor paraense Marcos Samuel Costa. O livro, que foi lançado em Ponta de Pedras, no sábado passado, 18, marca os 10 anos desde o primeiro livro como autor.


Marcos Samuel Costa é um escritor negro, LGBTQIA+ e Ribeirinho do Marajó que está no final da graduação em Serviço Social, pela UFPA (Universidade Federal do Pará). De sorriso largo e apaixonado pela leitura, o autor é atuante no universo da literatura e disse que o lançamento do livro foi um marco em sua vida. “Desde 2018 eu não publico livro em Ponta de Pedras e estava um pouco desacreditado, porque não recebi apoio nos últimos lançamentos, as pessoas não foram, então fiquei muito desmotivado, mas agora tive o apoio de uma amiga que é artesã, a Jacy, que me incentivou muito, o apoio da Secretaria de Cultura do Município e do professor e vereador Wagner Pereira”, disse o autor.


Marcos Samuel Costa (Crédito da foto: Divulgação).

A emoção de Marcos foi grande com o carinho que recebeu dos moradores de Ponta de Pedras. “Tive uma noção melhor de como minha carreira é conhecida no município. Marcou muito a minha vida nesse momento”, afirmou.


No Próximo Verão ficou em terceiro lugar em um prêmio internacional de Língua Portuguesa, Literatura & Fechadura, em 2020. “No Próximo Verão trabalha muito a questão da dor, da resistência. É um livro homoafetivo”, disse o autor, que já havia sido finalista do mesmo prêmio, em 2019.


Samuel tem outras obras publicadas. É autor de dois romances e ano passado recebeu o prêmio Dalcídio Jurandir, com o livro Cheiro dos Homens, na categoria Romance. “Sou autor do livro Dentro de um peixe, que é um romance também, e foi bem aceito pela crítica paraense e foi estudado na UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará)”, disse o escritor, que atualmente edita a revista Variações, que é uma revista de literatura contemporânea.


“A gente publica literatura com foco nos autores negros, mulheres, nordestinos, autores do norte, autores LGBTS e etc.”, concluiu Samuel.


No Próximo Verão está disponível no site da editora Folheando.

Livro no Próximo Verão (Crédito da foto: Divulgação).



Comments


bottom of page