top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

Odontopediatria: Quando começar a cuidar dos dentes das crianças?

Segundo o Dr. José Todescan Júnior, a higiene bucal deve começar desde os primeiros meses de vida, mesmo antes dos dentes aparecerem




Uma dúvida que muitos pais de primeira viagem têm é quando começar a higienizar a boca da criança e como a limpeza deve ser feita. Segundo o Dr. José Todescan Júnior, especialista em Prótese Dental, odontopediatria e endodontia, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, da IFED (International Federation Esthetic Dentistry) e da Associação Brasileira de Odontologia Estética, a higiene bucal deve começar desde os primeiros meses de vida, mesmo antes dos dentes aparecerem.


É importante começar o cuidado odontopediátrico desde os primeiros meses de vida da criança, e de maneira ainda mais intensiva logo após o nascimento do primeiro dente, que geralmente ocorre por volta dos seis meses de idade. “Nessa fase inicial, a atenção está voltada para a higiene bucal e para a prevenção de problemas futuros. Os pais ou cuidadores desempenham um papel crucial nesse processo, ajudando as crianças a desenvolverem hábitos de higiene bucal adequados”, afirma.


Todescan ensina que, no bebê, é possível usar uma gaze limpa úmida para limpar suavemente as gengivas após as mamadas. “Isso ajuda a remover resíduos de leite e evita o acúmulo de bactérias”, explica. Segundo o dentista, à medida que os dentes vão erupcionando é necessário usar uma escova de dentes infantil de cerdas macias. “E uma pequena quantidade de pasta de dente sem flúor, do tamanho de um grão de arroz. Flúor só é usado quando existe algum risco de cárie”, informa.


O especialista também ressalta a importância da prevenção da chamada cárie de mamadeira. “É importante evitar que as crianças adormeçam com leite na boca, seja ele materno ou industrializado. Pois isso pode levar à chamada cárie de mamadeira”, alerta.


Escovar os dentes da maneira correta também ajuda a combater as temidas cáries.“Com cuidado, escove os dentes do bebê suavemente em movimentos circulares. Certifique-se de alcançar todas as superfícies dos dentes, incluindo a parte de trás. Não aplique muita pressão para evitar ferir as gengivas sensíveis do bebê”, ensina Todescan.


Os pequenos devem receber apoio dos pais na escovação até os sete a oito anos de idade, apesar da faixa etária variar de acordo com cada pessoa. E as visitas ao odontopediatra devem começar por volta do primeiro ano de idade. “O odontopediatra pode avaliar o desenvolvimento da dentição da criança, oferecer orientações específicas de cuidados e aplicar flúor, se necessário. O acompanhamento regular permite a detecção precoce de problemas e a intervenção apropriada”, conclui Todescan.


Sobre José Todescan Júnior


Atuando com excelência na área de Odontologia há mais de 33 anos, José Todescan Júnior é especialista em Prótese Dental e Odontopediatria pela USP, endodontia e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, membro da IFED (International Federation Esthetic Dentistry) e membro da Associação Brasileira de Odontologia Estética. Ele acredita que o profissional que se aperfeiçoa em diversas áreas pode escolher sempre o melhor para os pacientes.


Sobre a Clínica Todescan


Fundada pelo Dr. José Hildebrando Todescan, referência na área de odontologia no Brasil, há mais de 70 anos a Clínica Todescan atende pacientes com toda dedicação e excelência. O trabalho abrange praticamente todas as áreas da Odontologia, seja estética, curativa ou preventiva, sendo oferecidos tratamentos de alto nível científico, técnico e ético. Para mais informações, acesse www.clinicatodescan.com.br ou pelas redes sociais @todescanjrodontologia



Por assessoria de imprensa

Comments


bottom of page