Celebrando o Dia Nacional do Aço, a Gerdau e o Governo de Minas lançam exposição inédita com trabalho do designer e artista Olavo Machado Neto no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade. As obras exploram as formas primárias com o objetivo de provocar reflexões sobre o espaço, o vazio e a matéria
Buscando dar continuidade ao seu processo de investigação e experimentação das potencialidades e possibilidade do aço no seu trabalho, o designer e artista Olavo Machado Neto concebeu uma série de obras feitas com aço da Gerdau que, apesar das referências e de sua identidade, extrapolam tudo que ele já desenvolveu anteriormente com o material.
O que apresenta agora com a esta exposição é algo que ele define como uma espécie de moldura para o vazio. “O aço tem um papel central em meu trabalho, sendo uma pesquisa contínua desde o começo de minha carreira. Para a criação destas peças, fiz uma imersão nas características estruturais e de leveza do material. Ao combinar com formas primárias, presentes no nosso inconsciente, a tentativa é de provocar uma reflexão sobre o espaço, o vazio e, em um segundo momento, o material que estrutura as peças”, sintetiza Olavo Machado Neto.
O resultado de todo este processo pode ser conferido na exposição “Metal Etéreo”, que será inaugurada no dia 09 de abril e segue até 07 de maio, no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG). A mostra é patrocinada pela Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais e reunirá 12 peças únicas, além de alguns desdobramentos, que agrupados, irão formar outras obras.
“A Gerdau, historicamente, apoia e reconhece importantes manifestações artísticas que reforçam a riqueza cultural de Minas Gerais”, afirma o diretor executivo da Gerdau, Wendel Gomes. “O aço é um material maleável, durável, e totalmente reciclável. E são essas características que artistas renomados, como o Olavo, têm explorado nas suas expressões artísticas”, completa.
A curadoria da exposição é assinada por Christian Larsen, que também é curador de Design Moderno e Artes Decorativas do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, respondendo por uma enorme coleção com itens que vão desde 1900 até os dias atuais. Antes do Metropolitan, Larsen foi, por 8 anos, curador do Departamento de Arquitetura e Design de Museu de Arte Moderna de Nova York. Christian aponta que, durante o processo de concepção das obras, sua atuação teve como foco a contribuição para o desenvolvimento de um olhar crítico para as peças. “Fiz links entre os conceitos e formas do trabalho de Olavo Machado com artistas e movimentos históricos, contextualizando e ressaltando a inovação e a contribuição na linguagem artística dele com estes trabalhos”, aponta o curador.
“É muito enriquecedor ter a curadoria de um especialista em design deste calibre. Através de sua análise, consegui desenvolver novos olhares sobre o desenvolvimento do pensamento, tanto criativo quanto produtivo. Ele é capaz de enxergar essa origem da pesquisa, relacioná-la com o atual momento atual e também com o que já foi feito, tanto no design quanto na arte, e assim, colocar luz, orientar na construção da narrativa para durante todo o processo de concepção das obras”, analisa Olavo Machado Neto.
Sobre Olavo Machado Neto
Nascido em Belo Horizonte em 1975, Olavo Machado é artista e designer. Formado em Administração de Empresas, descobriu sua paixão pelo design ao ingressar na UEMG e deu continuidade à sua formação em Milão, na Itália.
Em sua carreira como designer, Olavo acumula importantes prêmios nacionais, como o IDEA Brasil, e vem sendo reconhecido desde 2016 com premiações internacionais, como o Iconic Awards Innovative Interiores. Desde 2010, participa regularmente de mostras ao redor do mundo como a ICFF( Nova Iorque), Salone Satellite(Milão), a Valencia Design Week(Valência), a Brasil S/A(Milão), a DMAIS Design(BH), a MADE SP, a BH Design Festival, entre outras.
Sempre foi muito influenciado pelos materiais da região que estão há anos enraizados no coração do Brasil. O designer estuda a interseção entre arte e cotidiano. Seu trabalho sempre nos brinda com algo novo, seja no uso dos materiais ou na finalização de objetos tradicionais, que possuem formas limpas e harmônicas.
Instagram: @olavomachadoneto /@omnstudio
Sobre a Gerdau
A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 11 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).
Serviço
Exposição Metal Etéreo, de Olavo Machado Neto
Curadoria: Christian Larsen
Visitação: de 09 de abril a 07 de maio de 2022
Entrada Franca de terça a sábado, das 11h às 18h, e nas quintas-feiras, das 11h às 21h.
Excepcionalmente no dia 09/04, sábado, a visitação será das 12 às 18 horas
MM Gerdau (último piso) - Praça da Liberdade, s/no - Prédio Rosa - Belo Horizonte/MG
Informações completas no site: www.mmgerdau.org.br
Visitas virtuais pelo Google Arts&Culture
Por Assessoria de Imprensa.
Comments