Primeira parte da campanha é arrecadar cerca de R$ 400 mil para aquisição de um terreno para a construção de uma nova sede
Com o propósito de realizar sonhos e iniciativas através do fortalecimento do vínculo na área social, educacional e cultural, a Organização de Desenvolvimento de Potencial Humano (ODPH), localizada na Vila Torres, em Curitiba (PR), está com planos de expansão para os próximos meses. O primeiro passo para isso acontecer é a aquisição de um terreno para a construção da nova sede, que prevê um aumento em 165% nos atendimentos à comunidade, trazendo ainda mais oportunidades para quem mora nas imediações.
A ODPH está realizando uma campanha de financiamento coletivo, pela plataforma Kickante (https://nova.kickante.com.br/financiamento-coletivo/expansao-odph), para arrecadar cerca de R$ 400 mil para a aquisição de um terreno na Vila Torres, próximo ao viaduto do Colorado, no Prado Velho. Após a aquisição do terreno, será construído um prédio totalmente adaptado para as atividades da ODPH, com acessibilidade, que será erguido por meio de doações e parcerias com empresas que já apoiam os projetos.
“A ampliação da estrutura da ODPH sempre foi um sonho, pois a cada dia de atendimento identificamos a necessidade de proporcionar um ambiente mais estruturado para atender com mais qualidade nossos assistidos e também devido a demanda que sempre foi alta e, infelizmente, pela falta de espaço não tínhamos como atender. Conseguir viabilizar a aquisição do terreno e depois levantar a nova sede que desejamos vai validar nosso objetivo, porque queremos torná-lo um esse espaço de referência, um centro de Centro de Inovação Social Educacional (CISE), o qual irá nos proporcionar atender de forma simultânea os projetos, levando educação, cultura para crianças e adolescentes, capacitação e direcionamento para inserção ou reinserção no mercado de trabalho de jovens e adultos. Será um espaço sem limites, focado em desenvolver o potencial humano e gerar transformação local de forma diária”, afirma Kauanna Toppa, fundadora da ODPH.
Nova sede vai aumentar os atendimentos à comunidade
Atualmente, a ODPH desenvolve seu trabalho por meio do programa Cultivando Sonhos e os projetos Aprendiz em Ação, SemeAção e o Conecta, impactando não só crianças e adolescentes, mas também adultos. O projeto de viabilidade e estudo da nova sede da ONG foi desenvolvido pela formanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Thaís de Souza Ferreira, que conheceu as atividades da ODPH quando estava escrevendo seu trabalho de conclusão de curso sobre crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica e logo se apaixonou pela iniciativa.
Na visão da Thaís, o conceito da nova sede da ODPH foi construído em união com os anseios dos aprendizes e da Kauanna, fundadora da organização, que entende as necessidades da comunidade. O estudo do projeto iniciou com a aplicação de uma gincana para o envolvimento e compreensão dos alunos, que desenharam e imaginaram os ambientes.
O estudo de viabilidade da nova sede contempla uma área construída de 240 metros quadrados, com salas de aulas, sala de artes/cinema, sala de informática, horta, sala psicossocial, pátio coberto, mini quadra esportiva e muito mais. Todos os ambientes também estão sendo projetados para serem acessíveis, incluindo uma plataforma elevatória para o atendimento desde o subsolo ao primeiro pavimento para o deslocamento de cadeira de rodas, por exemplo.
“A ideia é que estes ambientes ganhem identidade própria e que tudo seja pensado para gerar experiências e aprendizados para os usuários, através de cores, grafites e murais colaborativos com artes realizadas pela comunidade e pelos alunos”, finaliza Thaís.
Sobre a ODPH
A Organização de Desenvolvimento de Potencial Humano (ODPH) é uma Organização da Sociedade Civil que há 12 anos atua na comunidade Vila Torres, em Curitiba (PR). Seu objetivo principal é criar possibilidades de aprendizagem que estimulem a criatividade e o desenvolvimento humano, com o propósito de potencializar as habilidades e competências de crianças, adolescentes, jovens e adultos. O trabalho é desenvolvido por meio do programa Cultivando Sonhos e dos projetos Aprendiz em Ação, SemeAção e o Conecta. A ideia principal é alcançar todas as fases do desenvolvimento humano, da infância à fase adulta de ambos os gêneros e ainda, envolver diferentes núcleos de organizações da sociedade e transformar vidas. Mais informações, acesse o site https://www.odph.org.br/ ou entre em contato pelo telefone (41) 99571-8760.
Por Assessoria de Imprensa.
Comentários