top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

Quênia e Brasil no pódio da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu

Realizada pelo Sesc PR, a prova teve recorde de participantes e contou com atletas brasileiros e de 11 países


Crédito da foto: Assessoria de imprensa

Com o tempo de 2h28min23seg, o queniano Justin Mose Mogire foi o grande campeão da Elite Masculina da 14ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR. Realizada na manhã deste domingo (24), a prova contou com a participação de 3.419 atletas, um recorde desde a sua criação. Na Elite Feminina, a maringaense (PR), Simoniely Serathiuk, consagrou-se bicampeã consecutiva da prova com o tempo de 3h04min43seg.


Os três primeiros atletas vencedores da Elite Masculina fizeram uma prova praticamente lado a lado. A colocação foi decidida no final e o segundo lugar ficou atrás com uma diferença de pouco mais de um minuto. Com o tempo de 2h29min37seg, Gilberto Silvestre Lopes, atleta da Marinha do Brasil, garantiu o segundo lugar. Já a prova feminina, Jaciane Araújo, abriu a dianteira em boa parte do percurso, mas foi ultrapassada por Simoniely, e fechou o segundo lugar com o tempo de 3h05min05seg.


Na Maratona Revezamento, categoria masculina, a dupla Vitor da Silva e Carlos Henrique de Souza também conquistou o bicampeonato consecutivo. Carlos cruzou a linha de chegada com o tempo total de 2h25min32seg. Na categoria revezamento misto, o primeiro lugar ficou com a dupla Marcio Calgara e Gleicelena Ele. E no feminino, o lugar mais alto do pódio da categoria ficou com Sirlei e K. Aquiles.


As provas de maratona individual e de revezamento iniciaram no Mirante do Vertedouro da Itaipu Binacional. Além do percurso de muitas subidas e descidas, os atletas também foram desafiados pelo calor intenso vivido nos últimos dias no estado. Para amenizar isso, a organização do evento reforçou o atendimento médico e os pontos de hidratação para garantir a saúde e bem-estar dos atletas.


O evento é completado com a prova de corrida de 11,5km iniciada no Portal do Parque Nacional de Foz do Iguaçu. O primeiro a cruzar a linha de chegada nas Cataratas do Iguaçu foi Walison Ferreira em 37min36seg. No feminino, a atleta Lucimari Miretzki, foi a primeira colocada com 47min15seg.


Recordes


Além de ter contado com o maior número de participantes em 14 edições, a Maratona também atraiu o maior número de atletas estrangeiros. Foram 132 atletas de 11 países: Argentina, Chile, Paraguai, Espanha, Holanda, Haiti, Quênia, Portugal, Peru, Uruguai e Colômbia.


A largada na Itaipu contou com 1.105 atletas, sendo destes 221 corredores que fecharam parceria para realizar a prova em dupla. Na categoria Atletas Com Deficiência participaram 16 competidores e 2093 pessoas fizeram a prova de 11,5km.


A Maratona Internacional de Foz do Iguaçu é uma iniciativa do Sesc PR, integrante do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, e da Prefeitura de Foz do Iguaçu, com apoio do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Foz do Iguaçu e Região e da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) de Foz do Iguaçu. A promoção é da RPC.


Apoiam o evento Sindilojas Foz do Iguaçu e Região, Itaipu Binacional, Parque Nacional do Iguaçu, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Guarda Municipal, Foz Trans, Acorrefoz, Iguassu Convention & Visitors Bureau, Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, 34ª Batalhão de Infantaria Mecanizado, 14º Batalhão de Polícia Militar, 9º Grupamento de Bombeiros de Foz do Iguaçu, 5ª Cia. de Polícia Ambiental – Força Verde, Polícia Rodoviária Federal, Marinha do Brasil, Faculdade União das Américas (Uniamérica), Faculdade CESUFOZ (FAFIG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Latino Americana (UNILA).


Autoridades presentes


Acompanharam a prova o conselheiro do Sesc PR, Carlos Nascimento, representando o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; o Chefe do Parque Nacional do Iguaçu/ ICMBio, José Ulisses dos Santos; o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos; o Superintendente de Segurança Empresarial da Itaipu Binacional, coronel Washington Alves da Rosa; o presidente do Sindilojas Foz do Iguaçu, Itacyr Mayer; o presidente do Sinfarma Oeste do Paraná, Nelcir Antônio Ferro; o conselheiros do Sesc PR Zildo Costa; a presidente da CMEG Foz do Iguaçu, Maria Custódia Possanai Della; o diretor de Esporte, Lazer e Saúde do Sesc PR, Marcus Vinicius Mello; o diretor de Administração e Finanças, Tadeu Litwin; Sérgio Matias, chefe da 11ª Regional de Esportes do PR; o delegado técnico da Cbat, Anderson Moraes, a chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Luiza Lux, o coordenador geral do Núcleo de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, César Luiz Gonçalves; o gerente executivo do Sesc Foz do Iguaçu, Sergio Giaretta; entre outras autoridades.




Por assessoria de imprensa

Comments


bottom of page