top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

Restaurante Baccarelli é inaugurado com patrocínio da Unilever

Iniciativa conjunta da Unilever, por meio de sua marca Hellmann's, do Instituto Baccarelli e da Gastronomia Periférica, promoverá preparo e distribuição de refeições


Crédito da foto: Assessoria de imprensa

São Paulo, 02 de agosto de 2023 – O combate à fome e ao desperdício de alimentos ganha um forte aliado na comunidade de Heliópolis: o Restaurante Baccarelli, iniciativa conjunta da Unilever, por meio de sua marca Hellmann’s, do Instituto Baccarelli e da Gastronomia Periférica. Com inauguração no dia 2 de agosto, o projeto tem como meta servir três refeições diárias para os alunos do Instituto Baccarelli em período de aulas - serão 300 cafés da manhã/tarde e 100 almoços -, além de entregar mais de 750 marmitas completas para as famílias atendidas. Visando também um modelo sustentável e minimizando o desperdício, boa parte dos insumos utilizados no preparo das refeições será doada pelo Unidos Pela Comida, iniciativa também encabeçada por Hellmann’s.


Desde que lançou o projeto Unidos Pela Comida, no final do primeiro semestre de 2021, a companhia já promoveu a doação de quase mil toneladas de alimentos que seriam desperdiçados, transformando-os em mais de um 1,5 milhão de refeições para população em situação de vulnerabilidade alimentar. Por meio do projeto, a Unilever incentiva que empresas parceiras - indústrias alimentícias, supermercados, distribuidores e outras a doarem alimentos, que são destinados a ONG's, responsáveis por sua transformação e distribuição. A conexão entre as empresas e as organizações beneficiadas é realizada pela filantech Infineat, que além de oferecer tecnologia para todo o processo de coletas e redirecionamento dos alimentos, ainda capacita doadores e beneficiados para o melhor aproveitamento das doações. Todo alimento que chega às instituições também é fotografado e contabilizado, possibilitando uma dimensão real do impacto gerado pelo projeto em dados.


Para comemorar os resultados alcançados nesses dois anos de Unidos Pela Comida, mais um passo é dado na jornada da multinacional de bens de consumo em sua jornada social. Além do restaurante, a novidade ainda conta com uma capacitação profissional na área da gastronomia, com foco especial em empreendedorismo, gestão e sustentabilidade às pessoas da comunidade de Heliópolis, onde está localizado o Instituto, realizada pela Gastronomia Periférica.


O local escolhido para sediar a iniciativa foi a cozinha já existente no Instituto Baccarelli – que conta com o apoio da Unilever por meio de leis de incentivo – e que passou por uma reforma financiada pelo projeto, a fim de Os alunos formados no curso de cozinha profissional estarão prontos para serem inseridos no mercado, e alguns deles atuarão no próprio Restaurante Baccarelli, sob a supervisão da Gastronomia Periférica.


“Nesses dois primeiros anos de Unidos Pela Comida, não medimos esforços para resgatar o maior volume de alimentos possível e para ganhar capilaridade pelo país. Agora, entramos no terceiro ano de projeto ampliando os horizontes e reforçando o seu papel de transformação social por meio da educação e da gastronomia, possibilitando a experimentação de um novo modelo de negócio autossustentável e que, futuramente, possa ser replicado para outros locais”, destaca Rodrigo Visentini, Líder de Nutrição da Unilever Brasil.


A Diretora de Marketing de Hellmann’s Brasil, Carolina Riotto, complementa: “Sabemos do potencial que temos enquanto marca e empresa amadas pelos brasileiros de mudar os ponteiros em torno de um assunto tão relevante: o desperdício de alimentos. Por isso, esse projeto é tão importante para nós e estamos dedicados a transformar a realidade da população, nos unindo a parceiros que têm o mesmo objetivo, para ganharmos ainda mais força”.


“O retorno do Restaurante Baccarelli é um sonho que nutrimos desde março de 2020, com o começo da pandemia”, conta Edilson Ventureli, Diretor Executivo do Instituto Baccarelli. “A crise socioeconômica pegou forte aqui em Heliópolis, e percebemos que o Instituto Baccarelli deveria ter um compromisso inegociável e permanente com o combate à fome e à insegurança alimentar. O Restaurante vem coroar essa iniciativa, e não poderíamos estar mais bem acompanhados, com a parceria da Gastronomia Periférica e o patrocínio da Hellmann’s, marca da Unilever”.


Assim, por meio do trabalho conjunto desses parceiros, a cozinha inicia suas operações servindo marmitas e buscando transformar alimentos e a realidade das pessoas que precisam. Para acompanhar o dia a dia do Restaurante Baccarelli, fique de olho no Instagram, no Facebook e também no LinkedIn do Instituto.


Para saber mais sobre o projeto Unidos pela Comida e se juntar ao movimento, acesse https://www.hellmanns.com.br/unidos-pela-comida.html.


Sobre a Unilever


A Unilever é uma das maiores fornecedoras do mundo de produtos de Beleza e Bem-Estar, Cuidado Pessoal, Cuidados com a Casa, Nutrição e Sorvetes. A empresa atua em mais de 190 países e seus produtos são usados por 3,4 bilhões de pessoas todos os dias. Contamos com 127.000 colaboradores e vendas que alcançaram €60,1 bilhões em 2022.


A nossa visão é ser líder global em negócios sustentáveis e demonstrar como um modelo de negócio guiado por propósitos e pronto para o futuro consegue resultados melhores. Somos uma empresa tradicionalmente progressista e responsável.


A nossa estratégia de negócios sustentáveis, Unilever Compass, foi projetada para nos ajudar a ter um desempenho superior e impulsionar um crescimento sustentável e responsável ao mesmo tempo em que:


Melhora a saúde do planeta;

Melhora a saúde, a confiança e o bem-estar das pessoas;

E contribui para um mundo mais justo e inclusivo socialmente.

Para mais informações sobre a Unilever e as nossas marcas, acesse www.Unilever.com.br


Sobre a Hellmann’s


Criada em 1913 pelo imigrante alemão Richard Hellmann, Hellmann’s é uma das mais tradicionais marcas de maioneses, ketchups, mostarda e molhos para salada do mundo. Marca Unilever presente na vida dos brasileiros há 60 anos, Hellmann’s é a maionese mais vendida do país. Os produtos Hellmann’s são feitos com ovos de galinhas caipiras e óleos de fazenda sustentáveis. Além da verdadeira maionese, a qualidade Hellmann’s está nos demais produtos da marca, como maionese vegana, ketchup, mostarda, molho barbecue e molho para saladas.



Instagram: @hellmannsbr


TikTok: @hellmannsbr


Facebook: @hellmannsbrasil


Sobre o Instituto Baccarelli


O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: social, educacional e cultural. É responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país. Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 25 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1200 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira.


A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais.


Em 2022, assumiu a gestão de 12 unidades dos CEUS, em contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação, e ampliou seu campo de atuação, levando esta consistente trajetória de transformação social em Heliópolis para outras regiões da cidade, em conformidade com os objetivos, planos e políticas estabelecidas pela SME para as áreas de educação, cultura, esporte, lazer, recreação e tecnologia da cidade de São Paulo.


Para mais informações, acesse: www.institutobaccarelli.org.br


Sobre a Gastronomia Periférica


A Gastronomia Periférica (GP) é um negócio social que busca transformar a vida das pessoas das periferias por meio da gastronomia. Foi criado por Adélia Rodrigues e Edson Leite, que hoje fazem a gestão pedagógica e de novos negócios da GP, respectivamente.


O negócio social Gastronomia Periférica também possui o Selo de Boas Práticas da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (2021); Selo Sampa + Rural (2021); Prêmio BRAZTOA de Sustentabilidade (2019/2020); é ganhadora do Prêmio Gourmand em Cozinha e Pessoas Inovadoras (2020); Finalista do Prêmio Jabuti, Economia Criativa (2019); e Melhores do Ano, Prazeres da Mesa na categoria Responsabilidade Social (2019).


Trabalha baseada nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, erradicação da pobreza; fome zero, boa saúde e bem-estar; educação de qualidade: Igualdade de gênero; emprego digno e crescimento econômico; redução das desigualdades e consumo e produção responsáveis; e busca a transformação por meio do acesso ao conhecimento, que permite acessar novas oportunidades para uma vida mais justa. Entre outras atividades, quer profissionalizar moradores das periferias e das minorias, trazendo representatividade para todes: principalmente para mulheres pretas e indígenas.



Sobre a Infineat


A Infineat é a primeira filantech que nasceu com a missão de erradicar a fome e o desperdício de alimentos. Aliada à tecnologia e inovação, tem realizado trabalhos brilhantes no segmento filantrópico no Brasil, firmando parcerias com grandes clientes nacionais, por meio da implementação de soluções que garantem uma gestão eficiente e completa de desperdícios. Até o momento, mais de 1,64 mil toneladas de alimentos já foram redirecionadas, gerando uma economia de milhões de reais em serviços e produtos.




Por assessoria de imprensa

Comments


bottom of page