Pudim de chia é uma das alternativas
O mês de outubro é especial para os paraenses. O Círio de Nazaré, marco cultural e manifestação religiosa com séculos de tradição, reúne centenas de famílias para celebrar a devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Conhecido pelas refeições típicas nas confraternizações e pelo uso de ingredientes regionais e calóricos, surge então a necessidade de cuidar da saúde e evitar exageros para manutenção da saúde.
A nutricionista Ana Marla, docente da Faculdade Faci, recomenda duas alternativas para uma dieta balanceada durante a festividade: substituição de ingredientes ou diminuição de porções. “Por exemplo, temos a maniçoba vegetariana ou a vegana, que por não apresentarem proteína animal e gordura saturada, acabam sendo menos calóricas e mais saudáveis. Ou então, ao invés de trocar um material, a pessoa pode apenas consumir porções mais equilibradas de comida, para então ficar livre e experimentar outros pratos”, ela comenta.
Segundo a especialista, outro ponto de atenção fundamental se relaciona com os cuidados na hora de misturar refeições muito distintas. Para ela, uma grande quantidade de bebidas e alimentos de alto percentual calórico podem impactar e sobrecarregar o processo digestivo, possivelmente gerando desconforto.
“Optar por alimentos como saladas com castanhas auxiliam na redução dos níveis calóricos característicos do Círio. O bacon também pode ser substituído nos pratos por tofu defumado, trazendo novos sabores para o prato e também menos gordura”, explica. A nutricionista também compartilha uma receita especial para as festividades: pudim de chia. Confira abaixo o modo de preparo:
Ingredientes:
100 mL de leite de castanha do Pará;
1 colher de sopa de semente de chia;
1/2 manga cortada em cubos pequenos;
1 colher de granola de sua preferência (pode colocar também ao invés de granola, outras nozes).
Modo de preparo:
Coloque em um copo de vidro a manga cortada em cubo;
Em seguida, acrescente a chia e o leite de castanha do Pará. Colocar por no mínimo 6 horas na geladeira, para soltar o gel do ingrediente. Ele dará consistência de gelatina;
Após as 6 horas na geladeira, pode picar mais frutas da sua preferência e adicionar nozes ou a granola para decorar.
Obs: Pode substituir o leite de castanha do Pará pelo leite de sua preferência ,ou suco também, além de acrescentar as frutas que mais gosta.
Por Giullia Moreira (Assessoria de Imprensa).
Comments