top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

Vila Arapuã | Vem ver e Conhecer um pouco da nossa história

Uma Vila é feita por pessoas e pessoas, por histórias

Crédito da foto: Reprodução / Fonte: Correio Paraense

Contarei a História da Vila Arapuã, por duas óticas a primeira do ponto de vista dos morados e nativos da vila e a segunda ótica que é o seu lado histórico aonde obteremos dados colhidos nos livros de história simplesmente transportando os dados do livro físico para a eternidade digital, em conversa, afinal tem coisa melhor do que uma boa proza de interior?


Rica em história e atrações naturais

A Vila Arapuã nasceu em fevereiro de 1997, os moradores que, anteriormente moravam em território indígena na Aldeia AI Rio Guamá, foram direcionados a vir ao Assentamento Arapuã- Simeira. Os primeiros a chegarem foram o saudoso RAIMUNDO FILOMENO e FAUSTINO PANTOJA, que até hoje reside na vila, e suas respectivas famílias, sendo uns dos primeiros moradores da Vila Arapuã. E meses depois vieram outras famílias. Vale ressaltar que a antiga fazenda já tinha poço, água encanada e 12 casas bem conservadas que foram ocupadas pelas primeiras famílias. O projeto de assentamento teve fomento para construir várias casas de alvenarias. Atualmente, a vila possui cerca de 150 famílias.


Tivemos diversas figuras importantes, como os dois moradores citados acima, entre outros como os saudosos Felipe do Vale e Batista e os ainda moradores da vila, Dandão, Antônio Nilton e Shewlly Vidal.


Região integra o município de Garrafão do Norte, no estado do Pará, cerca de 85 km de distância da cidade e tem em média 5 mil habitantes, uma vila que destoa do padrão das vilas vizinhas, A comunidade é tida como pacata pelos que lá habitam ao longo dos anos.


Vila Arapuã e seus encantos

A fonte de renda e os moradores e da agricultura, com o plantio de feijão, mandioca, milho, arroz, pimenta, cupuaçu, através da agricultura itinerante e é rodeada por igarapés, o rio da serraria e o RIO GUAMÁ (a nascente fica a cerca de uns 20 km aqui da nossa comunidade, nasce na vila Paranoá). Aqui você se sente abraçado pela natureza!


A vila possui uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental DIOLINDA MIRANDA com aulas ministradas por professores locais capacitados e recebe destaque por incentivar a aprovação dos alunos em universidades públicas, comparando-se as outras vilas da região.


Opções de Diversão

As festas tradicionais, como a festa das mães, festas dos pais, (ambas com 20 anos de tradição) reunindo pessoas de todas as vilas vizinhas; e as quadrilhas juninas realizado pela escola. E a importante festa e já realizado a uns sete anos, a Cavalgada do Parque 20 laçar (tradução: vim te laçar), do Nego Gil.


Olhos d’água e igarapés estão espalhados por toda a área urbana e rural, o local é um verdadeiro oásis para quem busca descanso e contato com uma natureza refrescante um verdadeiro encanto de áreas de cobertura vegetal, e pelo fato do povo Arapuense ser um povo bastante acolhedor.


Balneário Represa

O mais curioso é que pouca gente conhece, talvez porque falte uma melhor divulgação sobre os diversos balneários e piscinas de água natural que tem por lá. Detalhe, quase todos muito bem preservados e conservados e rendem ótimos passeios para um dia de folga.



História Garrafão do Norte- Pará Segundo o Wikipédia

O povoado que lhe deu origem teve como primeiros moradores, quase na sua totalidade, descendentes de nordestinos e imigrantes, que constituíram as chamadas frentes pioneiras na década dos anos noventa que receberam auxílio do governo estadual para a construção de uma estrada que ligou Garrafão a Mamorana, assim como para a construção de cinco pontes consideradas de importância vital para o escoamento da produção agrícola.


Alguns jovens da comunidade estão iniciando uma campanha comunitária em prol da construção de um letreiro para a entrada da vila, tornando um ponto turístico, para isso criaram uma vakinha como objetivo arrecadar fundos e ajudar na compra dos materiais de construção (vergalhão, cimento, areia, tintas, etc).




A construção do Portal que será instalado na entrada da comunidade , será um novo símbolo de boas vindas aos turistas, tem como objetivo, fomentar o turismo, embelezar e trazer um diferencial para a comunidade.




Se você quiser conhecer e saber mais detalhes sobre a Vila Arapuã é só seguir o perfil deles no Instagram: @vila_arapua



Por: Lia Corpes/ Correio Paraense.

Comments


bottom of page