top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

05/10 Do Festival do Rio para o mundo, sessão única de "Regenerar" na Unibes Cultural tem bate-papo

Documentário reúne entrevistas com Bayo Akomolafe, Tainá de Paula, Aline Matulja, Fabiane Borges, Sidarta Ribeiro, Andreza Jorge, Dani d' Emilia, Aza Njeri, Alessandra Araújo e Márcia Kambeba. Os interessados em participar da exibição no dia 05/10 devem retirar ingresso com antecedência pela internet.


Crédito da foto: Assessoria de imprensa

São Paulo, outubro de 2023. Destaque no Festival do Rio do ano passado, “Regenerar: Caminhos Possíveis em um Planeta Machucado” estará em cartaz no dia 5 de outubro, às 19h30, no auditório da Unibes Cultural, em uma sessão gratuita. Além da sessão única, os participantes poderão acompanhar um bate-papo entre a diretora Maria Clara Parente e a produtora Ana Clara Cenamo.


Faz-se cada vez mais necessário despertar a consciência para o alerta que mundo tem respondido quanto às mudanças climáticas que têm afetado todos os continentes. Como fio condutor, o roteiro viaja pouco mais de três décadas até a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente (Eco-92). O documentário que traz Maria Clara Parente na direção torna-se a cada dia mais pertinente e urgente.


Segundo a diretora, “o filme é sobre a relação do meio ambiente com a questão colonial, principalmente no Brasil”. Ela completa que “é muito mais um debate questionando a ideia de sustentabilidade que ainda está dentro de uma ideia de desenvolvimento capitalista com crescimento infinito em um planeta finito”.


O roteiro conta com entrevistas de nomes como Bayo Akomolafe. Natural da Nigéria, o filósofo, escritor, ativista e professor de Psicologia é o diretor executivo da Emergence Network. É dele a afirmação de que “as alterações climáticas são um sinal de que o mundo não nos vai dizer o que temos que fazer; por isso, temos de aprender a caminhar em direção deste mundo. O que não significa dominar o novo mundo. Significa chegar a um ponto no qual reconhecemos que não controlamos nada”.


Traz ainda Andreza Jorge, que há mais de 15 anos atua em projetos sociais voltados para os temas de gênero, relações étnico-raciais, diversidade e sexualidade no Complexo da Maré. Também é autora de “Feminismos favelados: Uma experiência no Complexo da Maré”.


“Regenerar” é enriquecido com depoimentos de Tainá de Paula, Aline Matulja, Fabiane Borges, Sidarta Ribeiro, Dani d’Emilia, Aza Njeri, Alessandra Araújo e Márcia Kambeba. Cada entrevistado foi escolhido a dedo e suas palavras, vivências e opiniões deram vida à narrativa que leva o selo da Spanda Produtora.


“Através do filme, minha visão é tocar as pessoas de uma forma que possamos não nos sentir paralisados. Questionamos algumas das questões habituais de ativismo e a ideia era trazer algo que não fosse nem utópico, nem distópico, mas tinha uma sensação de estarmos juntos e compartilhando a dor juntos”, explica Maria Clara.


Os ingressos para assistir e refletir “Regenerar: Caminhos Possíveis em um Planeta Machucado” são limitados e devem ser adquiridos via internet: https://unibescultural.org.br/evento/exibicao-do-documentario-regenerar-caminhos-possiveis-em-um-planeta-machucado-de-maria-clara-parente/.


Sinopse: Regenerar é um documentário em três partes que investiga as relações entre a modernidade colonial e a emergência climática através de três lentes: a Morte, o Sonho e a Vida. Trinta anos depois da Eco-92, o filme pesquisa possibilidades de imaginações políticas fora das lógicas de separação entre ser humano e natureza. O projeto é o resultado de entrevistas gravadas entre 2020 e 2021 com Bayo Akomolafe, Tainá de Paula, Sidarta Ribeiro, Aza Njeri, Aline Matulja, Márcia Kambeba, entre outros.


Direção de Maria Clara Parente. Jornalista, atriz e cineasta. É mestre no programa de Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio e pesquisa fabulações fora das lógicas antropocêntricas para investigar outros modos de (con)viver. Codirigiu a série documental What is Emerging, ganhadora do prêmio de Melhor Roteiro no Rio Web Fest 2019, exibida em festivais na Espanha (2019), Ucrânia (2019) e Alemanha (2020) e o documentário Regenerar: Caminhos Possíveis em um Planeta Machucado (2022), que estreou no Festival do Rio 2022 e foi selecionado para diversos festivais nacionais e internacionais. Ganhou os prêmios de Melhor Direção de Documentário e Melhor Filme de Impacto Social no Festival Tietê Film Awards 2023 e Melhor Documentário Internacional do Festival OFFCine Doc 2023, na Espanha.


Produção de Ana Clara Cenamo. Geógrafa, psicóloga, sócia e fundadora da Spanda Produtora, que em 2014 foi criada para desenvolver projetos com causas e propósitos voltados à comunicação de iniciativas de impacto positivo, produzindo conteúdo audiovisual de qualidade para o mercado publicitário, institucional e cultural. Com mais de 100 projetos em seu portfólio, destaca-se Leões de Paraisópolis - O Rugby que veio da favela, coprodução com o canal de esportes ESPN, lançado em junho de 2017. É produtora executiva do documentário Regenerar: Caminhos Possíveis em um Planeta Machucado.


Sobre Unibes Cultural


Ao convergir, conectar e fomentar a cultura e diferentes conhecimentos, desde 2015 a Unibes Cultural atua como um hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo. Assim, a Instituição assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A estratégia não é criar uma nova agenda para São Paulo, mas potencializar o que já é feito por meio de eventos, encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro.


Serviço:


“Regenerar: Caminhos Possíveis em um Planeta Machucado”


Filme e bate-papo com Maria Clara Parente e Ana Clara Cenamo


05 de outubro, às 19h30


Local: Unibes Cultural


Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – ao lado do metrô Sumaré – Linha 2 – Verde


Horários: Quarta a sábado (12h às 20h) e domingo (12h às 19h)


Telefone: (11) 3065-4333


Ingressos e informações: www.unibescultural.org.br



Por assessoria de imprensa

bottom of page