top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

A importância da educação em tempos de Inteligência Artificial: os desafios e oportunidades

Por Por Abel Babini, Head de Inovação e Tecnologia da b2finance


Crédito da foto: Assessoria de imprensa


A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais espaço em nossa sociedade, com a promessa de transformar diversos setores, desde a indústria até a educação.



Do ponto de vista da confiabilidade, especialistas lançam um alerta referente ao olhar crítico e consciente dessa ferramenta que oferece alguns riscos com relação a informações questionáveis. Por essa razão, o que se recomenda é incentivar que estudantes desenvolvam um senso crítico apurado para verificar a qualidade e a veracidade de informações que ferramentas como o ChatGPT, por exemplo, fornecem nas consultas.



Tendo esse panorama, fica ainda mais palpável entender por que a educação é tão importante para que as pessoas possam se adaptar às mudanças decorrentes da IA e aproveitar suas oportunidades de forma consciente e responsável. A seguir, confira mais alguns motivos.



Capacitação profissional


A IA está transformando o mercado de trabalho, com a automatização de tarefas rotineiras e a criação de novas profissões relacionadas à tecnologia. Por isso, é fundamental que as pessoas se capacitem para essas novas demandas, adquirindo conhecimentos técnicos e habilidades digitais que as tornem mais competitivas no mercado.



Compreensão da tecnologia


A IA pode ser uma tecnologia complexa e difícil de entender, especialmente para pessoas que não têm formação na área de tecnologia da informação. Porém, é importante que as pessoas compreendam como ela funciona e quais são suas possibilidades e limitações, para poderem tomar decisões mais informadas e conscientes sobre seu uso.



Desenvolvimento de habilidades socioemocionais


Embora a IA possa realizar tarefas complexas, ela ainda não é capaz de substituir a empatia, a criatividade, o afeto, o pensamento crítico e outras habilidades socioemocionais valorizadas no mercado de trabalho. Por isso, a educação também deve se concentrar no desenvolvimento dessas habilidades, para que as pessoas possam se destacar em áreas em que a IA ainda não pode competir, principalmente naquelas em que o papel do ser humano é indispensável.



Responsabilidade social


A IA também levanta questões éticas e sociais, como a privacidade, o viés algorítmico e a discriminação. A educação pode ajudar a conscientizar as pessoas sobre esses problemas e incentivá-las a buscar soluções responsáveis, mais empáticas e éticas para o uso da tecnologia.



Cidadania digital


A educação também deve se concentrar no desenvolvimento de habilidades de cidadania digital, como a capacidade de avaliar informações, lidar com comportamentos tóxicos online, respeitar a privacidade, saber identificar fontes confiáveis e estimular o uso consciente desse recurso que pode ser um grande aliado no dia a dia.



Apesar de, em decorrência do cinema, ser comum relacionar a IA com androides humanizados, essa imagem deve ficar apenas no mundo da ficção. " A Inteligência Artificial é um cérebro artificial mais avançado e eficiente, com um papel fundamental no mundo digital, não apenas nas nossas tarefas diárias, como um simples celular, mas principalmente em pesquisas e análises de grandes volumes de dados, essenciais para grandes avanços tecnológicos. As pesquisas sobre o tema nunca param e a cada dia que passa há novas descobertas ou aprimoramentos", lembra Felipe Bianconi, bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Salesiana de São Paulo.



Por isso, é importante investir em programas de educação que abordem essas questões e preparem as pessoas não apenas para os desafios, mas também para os inúmeros benefícios e oportunidades que a IA trará para o mundo real.



Esse artigo foi redigido sem o emprego de IA, mesmo que isso pudesse poupar vários minutos do dia.




Por

bottom of page