top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

Canjica: a origem pode ser um mistério, mas sabor é uma delícia

Quitute junino é uma das receitas previstas em série de vídeos produzidos pela marca de laticínios Marajoara


(Crédito da foto: Divulgação)

E já está no ar mais um novo vídeo produzido pela Marajoara Laticínios, em parceria com a Pamonharia Frutos da Terra, com mais uma receita típica das festas juninas: a canjica de milho. Para sua campanha nas redes sociais neste mês de junho, a marca preparou uma série de três vídeos, cada um com um prato tradicional desta época do ano.


Para estrelar as produções, a Marajoara convidou duas pessoas que entendem muito de tradição e de delícias goianas: a empresária Sarah Lobo, uma das proprietárias da Frutos da Terra, uma das mais famosas e antigas pamonharias de Goiânia; e o influenciador digital Vandim Duarte, criador do Portal Enquanto Isso em Goiás, famoso por promover com muito humor as peculiaridades e tradições do povo goiano. Neste segundo vídeo, há ainda a participação especialíssima de Dona Terezinha Pereira, a mais antiga cozinheira da Frutos da Terra.


Ela ensina a fazer essa típica e deliciosa sobremesa e dá dicas de como o prato pode ficar ainda mais gostoso. “Uma coisa que sempre fazemos aqui, quando preparamos a canjica, é não parar de mexer, para ela não grudar no fundo [da panela]”, ensina a cozinheira. A sobremesa, também conhecida como mungunzá ou papa de milho (o nome vai depender da região do Brasil), faz sucesso em junho, mas pode muito bem ser consumida o ano todo e guarda um enigma sobre como chegou à culinária brasileira.


Origem

Feito de grãos de milho mergulhados em um caldo de leite de coco, leite, canela, cravo e outras especiarias, esse delicioso quitute tem muitas teorias sobre sua origem. A mais aceita, é de que a receita tenha sido inventada no Brasil durante o período colonial, pelos africanos escravizados. A palavra “kanzika”, oriunda de dialetos vindos falados na África, designava uma espécie de papa tradicional de várias regiões do continente. Em terras brasileiras essa papa passou a ser feita com milho e a ser muito consumida nas senzalas, por ser saborosa e barata. Ao longo dos anos, a receita de canjica ganhou novos ingredientes, como leite de coco, cravo e canela, tornando-se um prato nacional.


Mas há outras teorias. Alguns dizem que a canjica é um prato de procedência indígena, uma herança dos índios Tupinambás, que habitavam o litoral brasileiro na época em que os portugueses chegaram aqui, no século XVI. Uma terceira teoria dá conta de que o prato seria indiano e que seu nome tem origem no termo canja, uma variação da palavra Kanji, que na língua malaia (falada no sudoeste da Índia) significa “arroz com água”.


Bom, apesar das dúvidas sobre sua origem, uma coisa é certa, a canjica segue sendo brasileiríssima e deliciosa. E se você ainda não sabe como preparar essa sobremesa pra lá de gostosa, então confira a receita a seguir. O passo a passo pode ser conferido nos perfis da Marajoara no Instagram ou no YouTube.


Canjica doce


INGREDIENTES

3 copos de milho de canjica (600 g)

100 g de amendoim torrado e triturado

130g de açúcar

150ml de leite condensado Marajoara

1 Lt de leite Marajoara

uma pitada de sal e de canela em pó (a gosto)


MODO DE PREPARO

Primeiro cozinhe o milho na água. Depois de cozido acrescente o leite condensado Marajoara e também um litro de leite Marajoara. Sempre mexendo em fogo médio, acrescente o açúcar e o amendoim (já torrado e descascado). Acrescente um pouco de canela em pau ou em pó. Mexa bem, para a canjica não grudar no fundo da panela, e deixe ferver até engrossar um pouco.


Por Assessoria de Imprensa

bottom of page