top of page
  • Foto do escritorRosiane Rodrigues

Vingadores do Brega inovam com criatividade e irreverência

Atualizado: 30 de abr. de 2021

Banda paraense faz sucesso na internet e em shows pelo Brasil com ritmos regionais e músicos vestidos de super-heróis

Crédito: Vingadores do Brega.

Ver super-herói em filmes e séries é comum, mas vê-los tocando nas noites de Belém é algo completamente novo. São os Vingadores do Brega, grupo musical paraense que completa um ano no dia 5 de setembro (veja aqui clipe oficial).


A banda surgiu quando um dos integrantes resolveu fazer um vídeo para divulgar a sonoridade do estúdio musical de que é proprietário. “Essa ideia surgiu do Batman. Ele tem um estúdio de gravação, trabalha com vários artistas e queria divulgar o estúdio e alavancar o nosso brega. Como cada integrante tocava em bandas diferentes, a gente não poderia aparecer. Ele pegou as fantasias, vestiu a galera e começamos a gravar o vídeo”, disse Super-Choque, percussionista da banda.


Segundo os músicos, o projeto Vingadores do Brega abraça a cultura e fomenta o que há de bom no Estado. “É algo maravilhoso. Não tem explicação. É um sentimento único. Eu já participei de vários projetos, já toquei com Gaby Amarantos, já estive em patamar nacional, já toquei no programa do Faustão, Caldeirão do Huck, Legendários, Som Brasil, já participei de muita coisa, mas os Vingadores é uma coisa especial, não tem dinheiro que pague”, explicou Super-Choque.


A banda, que também conquistou as crianças, vem se apresentando no interior do Estado, como Abaetetuba. “O prefeito nos convidou para tocar especialmente para as crianças e o palco encheu. Isso é uma experiência que talvez a gente não viva de novo. Estamos todos na casa dos quarentões, barrigudos, mas é isso que a criançada curte, super-herói barrigudo. Participar dos Vingadores, para mim, é tudo de bom. Sentimento único”, disse Super-Choque, emocionado.


Para Venom, contrabaixista da banda, participar do grupo é viver um sonho. “Profissionalmente, é uma das melhores realizações que um artista pode ter na vida, pois, graças a Deus, estamos tendo um enorme reconhecimento e isso é tudo o que o artista precisa, ou seja, significa tudo de bom para mim”, detalhou o músico, com mais de 20 anos de carreira.


Batman, mentor do projeto e vocalista da banda, explica que a amizade entre os integrantes existe há muito tempo e que todas as segunda-feiras eles fazem uma confraternização na frente da casa dele. Foi em uma dessas confraternizações que surgiu a grande ideia. “Tenho um cunhado e um amigo que são animadores de festa, então eu tive a ideia de pegar as fantasias e fantasiar eles. Eles toparam na hora”, relembrou o cavaleiro das trevas.

Entre essas fantasias havia personagens da DC e Marvel, o que causou confusão no público que perguntava: o que o Batman estava fazendo com os Vingadores?. “Hoje eles (o público) já aceitam. Dizem que foi uma Liga que se juntou, em Belém do Pará, para defender a nossa música, a nossa arte e a nossa cultura. Esse é o projeto dos Vingadores do Brega”, ressaltou Batman.


A iniciativa vendeu a proposta do espaço que havia sido reformado, mas o público queria mais dos Vingadores, que eles se apresentassem e formassem uma banda. “As pessoas ficaram enlouquecidas, os acessos nas redes sociais começaram a subir e chegou até um milhão e pouco de acessos nesse primeiro vídeo. Fomos obrigados a montar a nossa banda e a maioria deles (músicos) foram até demitidos das bandas que tocavam, porque repercutiu muito e começamos a fazer show e não parou mais. Isso faz dez meses”, concluiu Batman.


A criatividade e a sonoridade musical chamam a atenção do público. “Quando eu conheci o trabalho da banda achei, primeiramente, muito engraçado. Vi que precisávamos disso. A cultura musical paraense está cada vez sem novidade de bandas com estilo próprio e com identidade. Espero que essa banda represente o estado no Brasil”, afirmou o cantor e estudante de jornalismo Thiago Maia. 


Com Batman no vocal, Deadpool no teclado, Capitão América no saxofone, Flash na bateria, Homem-Aranha na guitarra, Venom no contrabaixo e Super-Choque na percussão, os Vingadores do Brega farão o I Vingadores Fantasy. O evento será no dia 1º de setembro, no Mormaço, em Belém. Contatos da banda: (91) 98194-1808.

Comments


bottom of page