top of page
  • Foto do escritorRosiane Rodrigues

Enfermeiros e técnicos de Enfermagem recebem homenagens no Materno-Infantil de Barcarena


Coordenadores de enfermagem e diretora assistencial do HMIB - Pró-Saúde

De 12 a 20 de maio, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), realiza ações especiais para homenagear enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, em celebração ao dia dos profissionais, comemorados nesta semana.

Uma cerimônia especial, com entregas de brindes, agradecimentos, depoimentos de pacientes e usuários, coffee breaks, e live aberta ao público, marcou a abertura da celebração. A unidade criou, ainda, um corredor de fotos com ações da rotina da Enfermagem para homenagear os profissionais.

“Como enfermeira, me sinto muito feliz por prestar essas homenagens aos nossos profissionais. Nós tivemos que nos reinventar e transformar a visão de cuidados em saúde devido a pandemia. Eles merecem esse reconhecimento por escolherem salvar vidas”, afirma Joice Vaz, diretora Assistencial do HMIB.


Durante cada evento, líderes entregaram certificados de honra ao mérito aos profissionais, pela atuação no cuidado materno-infantil e usuários em geral atendidos na maternidade. As ações acontecem em dias alternados para não gerar aglomerações e com medidas de segurança.

Entregas de certificados aos profissionais- Pró-Saúde

Para compartilhar os avanços da unidade em assistência às gestantes e bebês, o HMIB participou, ainda, da Semana de Enfermagem da Pró-Saúde, entidade filantrópica gestora do hospital. O assunto abordado durante o evento possui o tema "Histórias de lutas e superação – A estratégia da Enfermagem na pandemia e seu legado assistencial de Norte a Sul do Brasil”.

A Pró-Saúde está promovendo lives, esta semana, para apresentar toda a expertise das unidades que gerencia no atendimento em saúde, em um cenário pandêmico. Nessa ação, o HMIB participou com a apresentação sobre a “Assistência ao binômio mãe/bebê", e compartilhou suas principais realizações e conquistas em saúde no enfrentamento à Covid-19.

Em outra ação, até o final do mês, a unidade irá manter a luz de sua fachada na cor verde pelo reconhecimento ao cuidado de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, a entrega de certificados a todos os colaboradores da área e atualização do corredor de fotos com imagens da rotina desses profissionais.

Enfermeiras no corredor de fotos do HMIB- Pró-Saúde

Atendimento à Covid-19


De março a agosto de 2020, o Materno-Infantil de Barcarena recebeu pacientes diagnosticados com a Covid-19 e disponibilizou 5 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a região do Baixo Tocantins. Durante esse período, a unidade realizou 101 atendimentos ao público em geral.

A partir de agosto, a unidade continuou a atender apenas casos dentro do perfil de atendimento materno-infantil, com assistência adequada às gestantes e bebês com a doença, principalmente no cuidado ao parto e pós-parto.


O total de 44 gestantes e 54 neonatos deram entrada na unidade com suspeita da doença em um ano de atendimento, e passaram por atualizações de protocolos, fluxos e medidas de precaução para garantir a segurança de mães e bebês.

Desde o início da pandemia até abril de 2021, já foram realizados o total 126 atendimentos a pacientes diagnosticados com a Covid-19 na unidade. Para prestar uma assistência segura e de qualidade, a maternidade atualiza constantemente seus fluxos e gestão.


Com um atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o Materno-Infantil de Barcarena já realizou mais de 3 mil partos e cerca de 165 mil atendimentos nos seus dois anos de funcionamento, entre consultas, internações, exames e cirurgias.

Desde a sua inauguração pelo Governo do Pará, a unidade é gerenciada pela Pró-Saúde, uma das maiores instituições na gestão hospitalar do País. O Hospital Materno-Infantil de Barcarena é referência em média e alta complexidades para 11 municípios da região do Baixo Tocantins.



Por Adrielle Sousa - Ascom Pró-Saúde.

bottom of page