top of page
  • Foto do escritorRosiane Rodrigues

Geladeira velha vira estante de livros em biblioteca

Atualizado: 30 de abr. de 2021

Transformado por voluntários que incentivam a leitura no bairro do Guamá, periferia de Belém, o refrigerador quebrado virou a geloteca.



Crédito: Nossa Biblioteca.

Para quem ama levar conhecimento e cultura através da leitura, qualquer objeto vira ferramenta. É o caso da geloteca, uma extensão dos projetos do Espaço Cultural Nossa Biblioteca, localizada no bairro do Guamá, em Belém.


A geloteca foi ideia da Marta Lima, uma das voluntárias do Espaço Nossa Biblioteca, e surgiu para ocupar as crianças do bairro com leitura. A voluntária contou que há dois anos atrás pensou em usar uma geladeira para divulgar livros. “Nesse ano doaram uma geladeira para a biblioteca, mas ela não estava funcionando. Aí criei coragem e pedi para transformá-la em geloteca. Junto com as crianças e adolescente da minha rua iniciamos o processo de transformação e assim a geloteca passa a ser mais um braço da biblioteca em prol da leitura”, disse Marta, voluntária do projeto desde 2000.


Além da leitura, a geloteca também levou música, teatro e muita interação entre os moradores da comunidade do Guamá. “A geloteca é para alcançar aquele público que por algum motivo não tem tempo para ir a uma biblioteca, ir a um teatro e também ouvir boa música reunir a família para fazer uma leitura”, disse Marta.


O projeto é desenvolvido com a população que vive no entorno do igarapé do Tucunduba, no Guamá, e qualquer pessoa pode apoiar o projeto. “Quem quiser doar livros é só deixar lá na Nossa Biblioteca e dizer que é para o projeto geloteca”, concluiu a voluntária.


Com a geloteca, as pessoas da comunidade emprestam e doam livros. “Foi mais um passo na direção do nosso enraizamento junto à comunidade. Mais um passo para levarmos a todos os moradores do bairro o amor pela leitura e a oportunidade desse direito, que é o direito de ler para as crianças do nosso bairro”, disse José Raimundo de Oliveira, presidente da Nossa Biblioteca.

Comments


bottom of page