top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

Materno-Infantil de Barcarena promove treinamento de brigadistas no combate a incêndios e emergência

Ao todo, participam 50 colaboradores na formação de nova turma de brigadistas que poderão atuar em situações de risco na unidade

Orientações para uso de hidrante (Crédito da foto: Comunicação Pró-Saúde).

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIE) está formando uma nova turma de brigadistas na unidade. A capacitação dos profissionais está sendo realizada nesta semana, entre os dias 21 e 24.


A capacitação envolve a participação de 50 profissionais no curso de Formação de Brigada de Incêndio, nível intermediário, conforme a Norma Brasileira (NBR) 14.276 e Instruções Técnicas (IT) 17 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, envolvendo a teoria e prática.


Essa é terceira turma em formação pelo HMIB, unidade que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, e que durante quatro dias recebem capacitação em dois turnos: manhã e à noite.


A divisão das turmas é realizada na área externa da unidade, próxima ao estacionamento, por meio de um instrutor credenciado pelo do Corpo de Bombeiros do Pará, em uma formação específica que envolve noções de combate a incêndios.


No curso, os colaboradores aprendem a coordenar ações de proteção e prevenção em casos de incêndios como por exemplo a checagem dos extintores, utilização de hidrante, manutenção de bombas de água, saídas de emergência e afins, além de orientação para primeiros socorros.

O curso com os brigadistas está dividido em duas partes e terá continuidade ainda em outubro com aulas de salvamento e aprimoramento de primeiros socorros, com instruções de evacuação de área e resgate de pacientes.

“Esse primeiro momento é para direcionar os colaboradores sobre uma abordagem inicial em caso de princípio de incêndio na unidade. Eles irão comandar demais colaboradores para abandonar a unidade enquanto combatem o fogo até a chegada dos Bombeiros”, explica Cinthia Paes, técnica de Segurança do Trabalho.


É a Norma Regulamentadora nº 23, conhecida como NR-23, que determina o que é uma brigada de incêndio, sendo obrigatória por parte das empresas, públicas ou privadas, que têm funcionários regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


A também técnica em Segurança do Trabalho, Michele Martins, comenta a importância do brigadista em unidades hospitalares.

“O treinamento atende a legislação trabalhista e do Corpo de Bombeiros quanto à prevenção contra princípios de incêndios e abandono da edificação, auxiliando e protegendo profissionais de saúde, pacientes, entre outros usuários, além de contribuir na propagação dessa cultura de prevenção em sua própria comunidade”, conclui.

Inaugurado em 2018, a maternidade de Barcarena realiza atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde). Nos três anos de funcionamento a unidade já realizou mais de 4 mil partos e cerca de 230 mil atendimentos entre consultas, internações, exames e cirurgias.


Por Adrielle Lopes (Analista de Comunicação HMIB).

bottom of page