top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

Parceria entre Norte Energia e Sebrae fomenta o empreendedorismo em bairros de Altamira

Durante cinco dias, profissionais da entidade atenderão moradores de cinco bairros da cidade, interessados em empreender e na formalização do negócio

Crédito da foto: Comunicação Norte Energia.

Ofertar orientações sobre empreendedorismo a moradores dos cinco novos bairros de Altamira, no sudoeste paraense. Esse é o objetivo do atendimento itinerante do Sebrae no Pará que ocorre desde o último dia 31 de janeiro e seguiu até a última sexta-feira, 4, nos bairros Água Azul, Casa Nova, Jatobá, Laranjeiras e São Joaquim, construídos pela Norte Energia, empresa privada e concessionária da UHE Belo Monte. A ação itinerante, inédita no município, é fruto de parceria firmada entre a empresa e a instituição.


Entre os serviços oferecidos gratuitamente na Unidade Móvel do Sebrae estão orientações de gestão para Pessoas Físicas e Jurídicas, empreendedores ou prestadores de serviços; abertura e fechamento de negócios; regularização de atividade e apoio para gestão financeira e econômica, entre outros encaminhamentos necessários para quem já é ou quer se tornar um empreendedor.


Para a confeiteira Maria Vanderléia Miranda, de 53 anos, a iniciativa traz mais conhecimento. Moradora do bairro Casa Nova, ela já frequentou o curso de panificação do Belo Monte Comunidade, projeto de responsabilidade social da Norte Energia e pretende expandir sua venda de pães e bolos. “Muitas vezes as pessoas se acomodam, mas vindo ao nosso bairro fica mais fácil. Agradeço a essa parceria da empresa com o Sebrae. Aproveitei para tirar dúvidas sobre como abrir uma microempresa, pois quero crescer”, contou.


A iniciativa é desenvolvida no âmbito do Projeto de Reparação Urbana, que integra o Projeto Básico Ambiental do licenciamento da UHE Belo Monte. “A partir do convênio, vamos criar oportunidades, apostando no potencial dos moradores que querem começar a empreender ou fortalecer os negócios que já possuem. A ação vem contribuir com o fomento da economia local, especialmente no período delicado de pandemia, e integra os compromissos da empresa para desenvolver de modo sustentável a região”, destacou a gerente de Projetos Socioambientais da Norte Energia, Núbia Morais.


“Nesse momento, os moradores buscam, principalmente, informações para formalizar seus negócios e conhecer seus direitos e obrigações. A finalidade desse convênio é justamente essa: identificar esses empreendedores e ofertar soluções fundamentais para fortalecê-los”, explicou Diocleciano Vaz, gerente regional do Sebrae na região Xingu.


A Unidade Móvel do Sebrae no Pará percorre o Estado desde 2020. Com a demanda crescente, houve a necessidade ampliar as ações e, em 2022, a instituição pretende estender o atendimento e alcançar um número maior de empreendedores.


Por Assessoria de Imprensa.

Comentarios


bottom of page