top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

Pets na fisioterapia: tratamento garante saúde e qualidade de vida para animais de estimação

Paralisias, ruptura de ligamentos, artrites e artroses são algumas das patologias que acometem cães e gatos e são acompanhadas no método

Crédito da foto: Divulgação.

A área da saúde responsável por estudar, avaliar, diagnosticar e tratar lesões é conhecida como Fisioterapia. Apesar do que muitos possam pensar, os tratamentos fisioterapêuticos não são destinados apenas para tratar humanos e animais de estimação também recebem cuidados por meio da Fisioterapia Veterinária – método que consiste na aplicação de conhecimento e técnicas, visando proporcionar saúde e bem-estar aos pets.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Pitágoras, médico veterinário, Odilon Soares, detalha o que é e para que servem os procedimentos. “A fisioterapia veterinária é uma forma de cuidado que vem ganhando cada vez mais adeptos para melhorar a qualidade de vida dos animais. Após o diagnóstico preciso, pode usar o método na recuperação de alguma lesão ou aperfeiçoar tratamentos”, pontua.

O especialista destaca que é importante que o tutor esteja atento a quaisquer sinais de problemas de saúde nos pets, como alguma complicação ortopédica em função de traumas, acidentes ou em razão da velhice ou excesso de peso. “A Fisioterapia Veterinária tem uma função preventiva, conversando com o médico veterinário para uma avaliação das opções de tratamento, o pet poderá ter uma vida feliz e saudável”, conclui o especialista.

O docente relata que a prática da Fisioterapia Veterinária teve origem no tratamento de equinos e evoluiu para atender animais de pequeno porte. Alguns procedimentos fazem parte da rotina de cuidados com os animais, como a eletroterapia (uso de correntes elétricas para alívio da dor e fortalecer a musculatura); cinesioterapia (alongamentos e exercícios terapêuticos, que são aplicados na reabilitação, principalmente em animais com problemas ortopédicos e neurológicos) e laserterapia (usada para alívio da dor, em afecções agudas ou crônicas). Outras aplicações incluem acupuntura, hidroterapia, ultrassom e massoterapia.

Confira algumas das condições de saúde que são tratadas na Fisioterapia Veterinária:

- Problemas de coluna: hérnias e dores, desconfortos na região;

- Paralisias;

- Ruptura de ligamentos;

- Artrites e artroses;

- Condicionamento físico para animais de exposição e competição;

- Programa de emagrecimento e bem-estar, para redução do excesso de peso;

- Atrofias e contraturas musculares.


Por Assessoria de Imprensa.



bottom of page