top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

Professores promovem estudo sobre o autoconhecimento em livro

"Força Interior: A Única Fonte De Realização Possível" é o livro de Heloiza e Dwight Ronzani, após lecionarem por décadas no Rio de Janeiro


(Crédito da foto: Divulgação)

Muitas vezes podemos nos deparar com situações em que precisamos da força interior, mas ficamos sem saber como buscá-la. Esse questionamento norteou o novo livro de Heloiza e Dwight Ronzani, “Força Interior: a única fonte de realização possível”. Os relatos que inspiram a obra se referem ao período de ambos como docentes.

Mesclando a escrita com exercícios, os autores vão historiando as experiências de vida, complementadas por dados, que emprestam respaldo às afirmações feitas. No longo período em que ministrou aulas, a principal inspiração da autora para a mudança de vida dela e dos alunos foi a descoberta de si mesmos.

“Fui professora por muitos anos e notava uma fraqueza interior nos alunos, junto de uma preocupação muito grande com resultados. Eu os procurava para ajudar durante os intervalos e, então, fui os impulsionando-os para melhorar com a busca pelo autoconhecimento”, comenta a escritora.

Aliado a isso, Dwight Ronzani aborda suas experiências ao longo dos anos no mundo jurídico, palmilhou os caminhos da Advocacia e da Magistratura, sem deixar de passar pelas nas salas de aula, sempre bastante atento aos aspectos psicossociais peculiares a cada uma dessas atividades.

A soma dessas vivências levou à abordagem de diversos pontos do autoconhecimento e da busca do propósito na área pessoal e profissional, passando por questões como: conscientização sobre as dores e limitações, tomada de decisão sobre o que deseja e como mudar para atingir esse objetivo. O questionamento principal do livro, no entanto, vem do despertar para a mudança, o que se iluminou a partir da vivência pessoal da autora.

“Com 5 anos de idade, perdi a minha mãe. Eu tinha seis irmãos e a minha tia, que era freira, levou as meninas para um convento. Isso criou um trauma e uma angústia. Ao trabalhar isso com os alunos, exercitar a empatia e também entendi o que sentia comigo mesma. Assim, descobri que era possível modificar os meus traumas”, narra ela.

Nesse contexto, com base na experiência acumulada em seu trabalho realizado com os alunos ao longo de décadas em que lecionou em escolas públicas e privadas em Niterói (RJ), sentiu a necessidade de compartilhar seus pensamentos e reflexões na obra, “Força Interior: A Única Fonte De Realização Possível”.

Heloiza Ronzani tem mais de 30 anos de experiência em organizações com desenvolvimento de jovens e adultos, é professora de geografia, palestrante em Desenvolvimento Humano e criadora do Programa “Expandindo o Potencial”. Ela é autora dos E-books “Desperte a Importância do Autoconhecimento”, “10 Passos Essenciais para Alcançar o Sucesso em 2021” e “Ansiedade Saiba Como Superar.”

Dwight Ronzani é advogado, ex-defensor público, magistrado e professor no Rio de Janeiro, desde muitos anos se atentou para as interações entre a juridicidade e as abordagens psicossociais a ela atreladas, anotando essas repercussões em sua bagagem vivencial.

A importância do autoconhecimento na era da infoxicação Para os autores, em um contexto global no qual as informações circulam de maneira acelerada através de aparelhos eletrônicos como celulares e tablets, é comum nos sentirmos insuficientes e ansiosos.

Um levantamento feito em 2021 pela Domo, empresa de software em nuvem, intitulado “Data Never Sleeps”, mostra que cerca de 340 mil Stories são publicados no Instagram, 41 milhões de mensagens são enviadas no WhatsApp e 500 horas de vídeo são vistas no YouTube mundialmente por minuto. Esse fenômeno conhecido como infoxicação acontece quando as informações em excesso geram o imediatismo.

“A busca pela saúde mental e pelo propósito é essencial nesse momento de pandemia e de excesso de informação, porque a atualidade exige um autoconhecimento e processo para que as pessoas possam lidar com possíveis traumas”, explica Heloiza.

Além disso, segundo uma pesquisa feita neste ano pelo Instituto Ayrton Senna com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, dos 642 mil estudantes - entre o 5º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio - ouvidos pelo instituto, 70% reportou quadros de ansiedade ou depressão ao serem consultados sobre o retorno do ensino presencial.

Os Ronzani acreditam que o livro “Força Interior: A Única Fonte de Realização Possível” é um chamado para a autodescoberta na atualidade. “É um chamariz que vai te atrair para buscar a sua capacidade dentro de si. Todo mundo nasce com esse ânimo que vem de dentro, em busca de se autoavaliar e autoconhecer”, finaliza Heloiza.

O livro e os e-books estão à venda nas principais livrarias físicas e virtuais do país. Sobre Heloiza e Dwight Ronzani Heloiza Ronzani tem mais de 30 anos de experiência em organizações com desenvolvimento de jovens e adultos, é professora de geografia, palestrante em Desenvolvimento Humano e criadora do Programa “Expandindo o Potencial”. Ela é autora dos E-books “Desperte a Importância do Autoconhecimento”, “10 Passos Essenciais para Alcançar o Sucesso em 2021” e “Ansiedade Saiba Como Superar.”

Dwight Ronzani é advogado desde 1973, ex-defensor público (1981), magistrado no TJRJ (1984), mestre e doutor em Direito. Autor de obra doutrinária em Direito (Direito Administrativo Concreto) e artigos publicados na imprensa escrita e em periódicos especializados.


Por Assessoria de Imprensa


コメント


bottom of page