Projeto esportivo-pedagógico para pessoas com deficiência promovido em Parauapebas alcança mais de 10.200 beneficiários no país
- Pará Comunica

- 14 de fev.
- 3 min de leitura
Implementado pelo Instituto Incluir, Brasil Diversidade Novos Valores I já realizou mais de 103 mil atendimentos diretos e indiretos, em 17 meses, atuando em regiões de extrema vulnerabilidade socioeconômica

O projeto Brasil Diversidade Novos Valores I, realizado pelo Instituto Incluir, está encerrando suas atividades com dados que chamam a atenção. Com atividades esportivo-pedagógicas, psicológicas e nutricionais, além de ser voltado a crianças e jovens e adultos com e sem deficiência, a iniciativa gratuita atingiu a marca mensal de assistência a mais de 640 beneficiários diretos e indiretos, totalizando mais de 10.240, em seus 17 meses de atuação (de setembro de 2023 a dezembro de 2024). E mais de 6.400 atendimentos diretos e indiretos ao longo de cada mês, acumulando mais de 103 mil, no mesmo período.
Contando com o patrocínio das empresas Vale, Metso, Icatu e Águas do Brasil, o Brasil Diversidade Novos Valores I atua em regiões de extrema vulnerabilidade socioeconômica e vem transformando a vida de beneficiários e seus familiares em Parauapebas, no Pará.
O projeto de iniciação esportiva ofereceu aprendizado prático das modalidades de bocha adaptada e vôlei sentado, além de atividades lúdicas, educativas, literárias, culturais, jogos interativos, oficinas e festivais.
A iniciativa proporcionou também assistência psicológica, com atividades, ações e rodas de conversa e acolhimento, educação alimentar e nutricional, além de distribuir mais de 16 mil kits de lanche e hidratação durante as atividades.
O projeto contou com cerca de 140 profissionais envolvidos direta e indiretamente. Os profissionais que participaram diretamente foram contemplados com formação continuada nas seguintes temáticas: inclusão, comunicação acessível, paradesporto e educação inclusiva.
As atividades aconteceram sempre no contraturno escolar, durante quatro horas, três vezes por semana.
“Buscamos oferecer mais do que uma prática esportiva. Nosso compromisso é com a transformação social, garantindo que cada beneficiário tenha acesso a um ambiente inclusivo, onde possa desenvolver suas habilidades, fortalecer sua autoestima e ampliar suas oportunidades de futuro”, diz a coordenadora do projeto, Nathalia Maciel.
Autonomia sociopedagógica
Além de buscar, construir e praticar movimentos que fomentem a inclusão e a equidade para as pessoas com deficiência – foco prioritário do projeto –, a entidade implementa ações que priorizem a autonomia sociopedagógica de pessoas com e sem deficiência.
“O Instituto Incluir entende que diferentes espaços sociais e educacionais precisam oportunizar a participação de todas as pessoas. Neste sentido, pessoas sem deficiência, mas em situação de vulnerabilidade social, também participam de programas específicos voltados a pessoas que têm deficiência”, ressalta a presidente, Carina Alves.
No fim de 2022, o Brasil Diversidade II - Projeto predecessor do Brasil Diversidade Novos Valores I - ganhou o Prêmio de Acessibilidade, na categoria Esporte, promovido pelo Governo Federal.
E, assim como os outros projetos do Instituto Incluir, o programa é inscrito na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e trabalha o esporte como ferramenta de educação e inclusão da pessoa com deficiência.
Atuação país afora e premiação do governo federal
Além de Parauapebas, o projeto é desenvolvido em dois outros polos: em Ipatinga, Minas Gerais, em parceria com a APAE Ipatinga, e em Itaguaí, na Baixada Fluminense, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Turismo e Esporte, Secretaria Municipal de Cultura e Educação e o CRAS Gleba B. O programa está inserido em um complexo que oferece serviços voltados para a prevenção à violência, a promoção de inclusão social e acessibilidade e o fortalecimento comunitário.
Por assessoria de imprensa.




.png)



Comentários