top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

Renato Rosas destaca a importância da Amazônia no Brazil Conference 2023

A conferência contribui de forma significativa para a construção de networking e continuidade nos projetos

Renato Rosas em Harvard. Crédito da foto: arquivo pessoal.

O paraense Renato Rosas, um biomédico, artista e ativista representando a Amazônia paraense através da OCAS ONG, é um dos 18 líderes e representantes de favelas brasileiras presentes na Meet and Greet neste segundo trimestre de 2023, fazendo parte da maior delegação de empreendedores negros e moradores de favela que veio para a Brazil Conference. A convite da Harvard, para além da conferência, fizeram uma palestra sobre o potencial das favelas do Brasil, trazendo um olhar econômico de soluções. A conferência contribui de forma significativa para a construção de networking e continuidade nos projetos.


O líder e empreendedor Renato Rosas recentemente esteve na nona Conferência do Brasil em Harvard. Os dias 31 de março e 1º de abril foram intensos para a comunidade acadêmica brasileira aonde Renato compartilhou sua metodologia de trabalho de usar a arte para transformar vidas e causar um impacto socioambiental positivo entre as cinco comunidades onde ele atua; Aldeia dos Tembés, baixada do Jurunas, Quilombo Itacoã-Miri, comunidade Vila Real, Santa Cruz do Arari na ilha do Marajó e baixada do Carananzinho na Amazônia Atlântica.


O evento teve a abertura e um dia de atividades em um dos maiores centros tecnológicos do Mundo, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts- MIT, e um dia de conferência e a cerimônia de encerramento na Universidade mais famosa do mundo, Universidade de Harvard.


Foram nesses dois templos do conhecimento onde ele se encontrou com as melhores cabeças e grandiosos corações para pensar o Brasil. Subiram ao palco grandes nomes que pensam o Brasil a partir de distintas perspectivas: Política, educação, econômica, tecnológica e sociológica. Estudantes das cinco regiões e de distintos segmentos estavam representados: brancos, pretos, indígenas, LGBTQI+. O Brasil em Harvard representando a sua diversidade.


Renato está viajando o mundo com o G10 Favelas sob a mentoria de Gilson Rodrigues (presidente do G10 favelas), dedica seu trabalho a uma agenda ambiental casada com o desenvolvimento econômico, promovendo o empreendedorismo de bionegócios sustentáveis e usando música para inclusão social.


"Não adianta querermos uma Amazônia mais sustentável se não tivermos recursos financeiros para fazer esta transição, gerar novas informações, novas práticas para defesa do território e principalmente melhorar o ambiente econômico", afirma Renato.


A organização Harvard Undergraduates Serving Latin America deu a oportunidade para Renato falar sobre seu trabalho e provocar a comunidade brasileira em Harvard a conhecer suas músicas e projetos, incluindo o fitozônia, um sabonete de coco natural feito por mulheres capacitadas pela ONG, a startup "Jungle Boat" de mobilidade fluvial na Amazônia, além de projetos de coleta seletiva, reflorestamento e beneficiamento do caroço do açaí com uma equipe profissional de voluntários dentro da ONG.


Renato, autor da canção "Última Lágrima" que foi interpretada simultaneamente pelas maiores cantoras pretas do Brasil, Elza Soares (in memorian), Alcione, Dona Onete e Gaby Amarantos, está em uma jornada intensa de trabalho entre shows e ações nas comunidades, incluindo uma parceria com a ONU Brasil, a Purpose e o G10Favelas. Em Nova York, Renato realizou participações em shows culturais de samba, bossa nova e amostras da cultura amazônica no "Olhares da Favela". Ele também esteve expondo em uma amostra especial fotografias da região amazônica captadas pelo renomado fotógrafo Ray Nonato. Durante a exposição, Renato cantou no famoso bairro do Brooklyn com a cantora Nina Alves, no pré-lançamento da semana das favelas do Brasil em Nova York.


A participação de Renato na Meet and Greet é importante porque a favela da Amazônia e sua potência nunca tiveram um representante biomédico, artista, ativista e compositor ocupando espaços na fronteira da ciência e academia, como no Brooklyn, que foi lar de famosos artistas como Barbra Streisand, Eddie Murphy, Cyndi Lauper, Jennifer Connelly e Woody Allen. Entre os atletas mais famosos vale a pena mencionar Michael Jordan e Mike Tyson.


Atualmente em Belém, Renato Rosas encontra-se em estúdio, trabalhando na pré-produção do jingle da Campanha Verificado da ONU Brasil em parceria com a Purpose Brasil, OBS, o Centro Comunitário Jurunas e Dona Onete, a renomada cantora, compositora e poetisa da Amazônia Paraense, também conhecida como a Rainha do Carimbó Chamegado.



Por assessoria de imprensa.

bottom of page