top of page
  • Foto do escritorRosiane Rodrigues

Seurb realiza inúmeras ações estruturais na operação Verão da Gente

A reforma do caramanchão de Mosqueiro é uma das ações

Como parte da ação integrada Verão da Gente, da Prefeitura Municipal de Belém, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) realiza inúmeras melhorias nos distritos de Icoaraci, Outeiro, Mosqueiro e Cotijuba.


O secretário de Urbanismo, Deivison Alves, destaca inúmeras melhorias realizadas pela Seurb, através da Operação Verão da Gente. Iluminação pública, reforma do caramanchão de Mosqueiro, reforma emergencial do flutuante do trapiche de Icoaraci e retomada das obras do Mercado Municipal de Mosqueiro, são alguns dos principais serviços realizados pela secretaria.


A coordenação da Organização Pública da Seurb também participa da operação fiscalizando o uso dos espaços públicos, funcionamento de barracas e trabalhadores informais em Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro e Cotijuba.


Ações de iluminação:

- Melhoria na iluminação do Mercado Municipal de Icoaraci; - Poda de árvores e manutenção da iluminação pública na Praia Grande em Outeiro; - Substituição de postes de iluminação pública e nova iluminação na arena do Pistão em Outeiro; - Instalação de postes de iluminação pública e manutenção da iluminação pública na área do Pistão em Outeiro; - Nova iluminação no trapiche de Cotijuba; - Modernização do parque de iluminação pública de Cotijuba para LED; - Nova iluminação na quadra de esportes do Furo das Marinhas em Mosqueiro; - Instalação de projetores e postes de iluminação pública na orla das praias do Murubira e Porto Arthur em Mosqueiro; - Manutenção da iluminação pública da ponte de Mosqueiro.

O Departamento de Iluminação Pública da Seurb realiza um trabalho de manutenção no sistema de iluminação pública de todos os distritos desde junho. “Em Mosqueiro foram realizados mais de 600 atendimentos de melhorias na manutenção da iluminação pública. Além disso, Cotijuba irá receber modernização em todo seu parque de iluminação pública para LED, Icoaraci e Outeiro receberam diversas manutenções e instalações de projetores em alguns pontos no intuito de reforçar a iluminação existente”, destaca o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Seurb, Félix Negrão.


Ações da Organização Pública:


- Fiscalização e orientação aos veranistas e comerciantes de bares e restaurantes a cumprirem os protocolos sanitários específicos e evitar o aumento da contaminação da Covid-19 neste período; - Orientação dos permissionários localizados no calçadão das praias.


Como parte da ação Verão da Gente 2021, a Organização Pública de Belém já realizou a operação Belém Organizada no distrito de Mosqueiro e Icoaraci. O objetivo da ação foi fiscalizar e orientar os moradores, veranistas e comerciantes de bares e restaurantes a cumprirem os protocolos sanitários específicos neste período.


Comerciantes da ilha do Combu também receberam orientações sobre as medidas sanitárias seguras para funcionar durante o mês de julho, época de maior procura pelos restaurantes e locais de realização de festas na ilha. A intenção é evitar aumento da contaminação da Covid-19 neste período.


As ações de Organização Pública, também são realizadas conforme solicitação e orientação dos órgãos e entidades que compõem o Sistema de Segurança Pública.


“Estamos orientando e também ouvindo os comerciantes e ambulantes. Neste primeiro momento estamos repassando as orientações sobre funcionamento do comércio nesse contexto de pandemia e verificando se os ambientes estão em condições de atender a clientela dentro da normalidade sanitária e da organização do espaço público”, informa Rafael Braga, que também alerta sobre a imposição de multas, em caso de descumprimento do que prevê o Decreto Estadual e as regras da Prefeitura De Belém.


Entrega do Caramanchão de Mosqueiro


O caramanchão da praia do Chapéu Virado, que desabou no último dia 5 de fevereiro, em decorrência da ventania e das avarias na sua estrutura, foi readequado aos moldes originais dos últimos anos e inaugurado na noite da última terça-feira, 6, como parte da programação dos 126 anos de Mosqueiro e da operação Verão da Gente.


“Praticamente foi feito um novo caramanchão, sem perder o modelo original, com iluminação nova, paisagismo, recuperação de bancos e calçamentos. A nossa expectativa é que o novo caramanchão, que é uma peça de embelezamento urbano, volte a ser um dos pontos mais visitados no balneário de Mosqueiro durante as férias de julho”, destaca o secretário de Urbanismo, Deivison Alves.


Retomada das obras do Mercado Municipal de Mosqueiro


A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb) retomou as obras do Mercado Municipal de Mosqueiro, que ficaram inacabadas pela gestão passada. A obra começou em julho de 2020 com prazo de entrega para o final do ano, mas somente um dos galpões foi entregue e vem funcionando parcialmente com boxes de alimentos e barracas de hortifrutigranjeiros dividindo o mesmo ambiente.


As obras do mercado foram visitadas na última terça-feira, 6, por uma comitiva técnica liderada pelo secretário de Urbanismo (Seurb), Deivison Alves, os diretores dos departamentos de iluminação pública, obras civis, planejamento urbano e assessores. A ideia é concluir a obra até o fim de agosto para dar condições de trabalho aos permissionários e conforto e segurança aos consumidores.


Reforma emergencial do flutuante de Icoaraci

- Revitalização do Guarda-corpo - Instalação das rampas de acesso do flutuante - Instalação de argolas para atracação dos barcos


A Seurb iniciou uma reforma emergencial no flutuante de Icoaraci desde o dia 29 de junho para garantir o bom uso dele durante as férias de julho.


O secretário de Urbanismo, Deivison Alves, destaca a importância da participação do órgão na operação Verão da Gente e afirma que mesmo após a Operação Verão o órgão continuará com uma série de serviços nos distritos. “Estamos preparando os distritos desde junho, sobretudo para os moradores e para receber os turistas e fazer deste período um verão com muita alegria e responsabilidade, cumprindo o que estabelece o decreto estadual de prevenção ao coronavírus. Em agosto iremos entregar o Mercado Municipal de Mosqueiro e o novo parque de iluminação em LED em Cotijuba", assegura o titular da Seurb.



Por Igor Monteiro - SEURB.

bottom of page