top of page
  • Foto do escritorPará Comunica

Surto de Dengue assusta o Brasil: 11 dicas para se prevenir da doença

Entenda como o vírus da dengue é transmitido, como estão os casos no Brasil e o que fazer para se proteger


(Crédito da foto: https://www.santaritadopassaquatro.sp.gov.br/)

Em tempos de pandemia de Covid-19, uma série de outras doenças passaram a ser menos noticiadas em diversos países. No entanto, elas ainda representam um grande risco à população mundial. No Brasil, por exemplo, um dos maiores problemas de saúde pública atualmente vem de uma velha conhecida: a dengue.

Aedes aegypti: onde tudo começou

Registrada pela primeira vez em território nacional entre os séculos 19 e 20, a dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), esse pequeno inseto é originário do Egito e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais ao redor do mundo desde o século XVI.

Em solo brasileiro, o Aedes aegypti já causava transtornos antes da dengue se tornar uma epidemia no país e o primeiro surto ser oficializado. Isso porque o mosquito também é responsável por transportar o vírus causador da febre amarela.

Na década de 50, o Brasil chegou a erradicar o inseto por conta das medidas preventivas adotadas para conter a febre amarela. Porém, pouco tempo depois, com o relaxamento dessas medidas, o Aedes foi reintroduzido por aqui e, desde então, se alastrou por todas as regiões brasileiras de forma contínua, além de transmitir outras doenças como chikungunya e zika.

O que fazer para controlar a dengue na sua casa?

O número de casos de dengue vem aumentando expressivamente no Brasil desde o início de 2022. O Ministério da Saúde divulgou que, entre janeiro e abril deste ano, mais de 540 mil casos da doença foram notificados. Nesse mesmo período, foram registradas mais de 14 mil internações em todas as regiões do país.

Para evitar a doença, uma das principais medidas de prevenção deve ser conter a proliferação do Aedes aegypti. Veja o que você pode fazer para contribuir e proteger a sua saúde e a de toda a sua família:

  • Utilize repelente e cubra a maior parte do corpo com roupas claras quando possível, pois elas que ajudam a identificar o inseto com maior facilidade;

  • Coloque telas em janelas e portas e, se tiver, use mosquiteiros;

O mosquito possui hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Por isso, é importante reforçar a atenção neste período, mantendo também o cuidado à noite.

  • Tampe caixas d’água, piscinas, ralos, vasos sanitários, pneus, garrafas e outros tipos de reservatórios;

O Aedes aegypti coloca seus ovos em água limpa, seja ela potável ou não. Por isso, é importante redobrar a atenção aos locais com água parada.

  • Deixe as lixeiras bem tampadas;

Dessa forma, você evita que seu lixo obstrua valas, valetas, margens de córregos e riachos e, consequentemente, acumule água.

  • Colocar areia nos pratos de plantas;

O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Você pode: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia - que ajuda a conservar a umidade e, ao mesmo tempo, evita que o local se torne um criadouro de mosquitos.

  • Limpe as calhas;

Se você mora em casa essa é uma ótima maneira de se livrar do mosquito. Aquela água de chuviscos ou que não secou direito, desde a última chuva, é um ótimo criadouro do mosquito. Por isso, limpar as calhas com frequência ajuda muito. No inverno e em temporadas de chuva, higienizar as calhas 1 vez por semana é o mais indicado.

  • Limpe com sabão a bandeja externa da geladeira;

Se a sua geladeira ainda possui a bandeja externa, saiba que é um ótimo local para o mosquito da dengue proliferar. Por isso, não esqueça de sempre limpar com água e sabão.

  • Limpe sempre as vasilhas dos bichos de estimação;

Se você tem animais de estimação como cães e gatos, vale lavar diariamente a vasilha de água deles. Às vezes, a gente só completa com mais água, certo? Mas, em época de surto de dengue e até para a saúde dos animais, o indicado é lavar sempre que for trocar ou completar a água.

  • Limpe a bandeja coletora de água do ar-condicionado;

Não esqueça de aplicar essa limpeza semanalmente. A bandeja coletora do ar-condicionado é perfeita para a criação do mosquito da dengue.

  • Cubra bem a cisterna;

Não deixe de cobrir a sua cisterna com a maior segurança possível. Assim, além do mosquito da dengue se proliferar em um local de difícil controle, você evita que caiam sujeiras e até animais como sapos e cobras.

  • Tome a vacina contra a dengue.

Não são apenas as vacinas contra gripe ou Covid que estão disponíveis no mercado. A da dengue também existe e ajuda muito na prevenção da doenca. A vacina contra a dengue é feita com vírus atenuados e está disponível no mercado no formato tetravalente, ou seja, protege contra os quatro sorotipos de dengue existentes. Além disso, ela possui a estrutura do vírus vacinal da febre amarela, ou seja: dá mais estabilidade e segurança.


Por Assessoria de Imprensa

bottom of page